Pessoas mais extrovertidas e menos nervosas parecem viver mais. É o que pesquisadores americanos da Faculdade de Medicina de Boston, Estados Unidos, identificaram analisando o perfil psicológico dos que ultrapassam cem anos.
“Menos nervosos geram menos estresse e possuem mais amigos. Mas, a questão não é apenas saber se o aumento do numero de centenários é bom ou não, mas ver como é possível envelhecer mantendo intactas todas as faculdades”, afirmou João Modesto Filho na coluna desta semana.
Segundo ele, é preciso ter em mente que a maioria das doenças que acometem a velhice podem ser prevenidas, se desde cedo forem observadas as orientações de um modo de vida saudável adotando fundamentos da medicina preventiva.
O consumo de bebidas energéticas por portadores de hipertensão arterial ou doença coronariana é outro assunto abordado na coluna. De acordo com as conclusões de um estudo realizado no Hospital Henry Ford, de Detroit, Estados Unidos. Quando da ingestão dessas substâncias, a pressão arterial aumenta significativamente nesses pacientes.
A coluna de João Modesto Filho é disponibilizada sempre nas segundas-feiras aqui na Intranet e no Portal Unimed JP. Ela também é divulgada no Jornal da Paraíba aos sábados e em alguns portais regionais. Para acessar a coluna, clique aqui.