Um dos passatempos preferidos de muita gente pode ter resultados gratificantes também a longo prazo. Ler ajuda a aumentar o conhecimento de novos vocabulários, estimula a imaginação e auxilia no aprendizado. Os benefícios da leitura, no entanto, não param por aqui. Uma pesquisa realizada pelo departamento de Sociologia da Universidade de Oxford, nos Estados Unidos, avaliou a relação entre o hábito de ler na adolescência e o sucesso profissional na vida adulta.
Os pesquisadores ouviram 17.200 pessoas nascidas em 1970 que contaram detalhes sobre as atividades extra-curriculares praticadas quando tinham 16 anos e compararam com o estágio de sua carreira profissional aos 33. Os dados da pesquisa mostraram que as mulheres que liam na adolescência tinham 39% de chances a mais de conquistarem um cargo elevado. Entre as que não liam, a chance caía para 25%. Já os garotos que liam regularmente, a probabilidade subiu de 48% para 58%.
Os pesquisadores constataram que nenhuma outra atividade além da leitura, como ir ao cinema e a galerias ou praticar esportes, demonstrou ter efeitos significativos na carreira. O responsável pela pesquisa, Mark Taylor, sugere que isso se daria pelo fato de a leitura aguçar a mente dos leitores ou pelos empregadores se sentirem mais confortáveis em nomear alguém que teve uma educação similar. É importante ressaltar, no entanto, que foi considerado o hábito de ler por prazer e não a leitura exigida pelas escolas.
Desde cedo
O gosto pela leitura pode ser despertado ainda na infância. Os pais podem estimular os filhos a manterem contato frequente com os livros, o que poderá incentivar o hábito de ler no decorrer do crescimento e desenvolvimento das crianças.
Com informações do site da Unimed do Brasil