Cerca de 11,2 milhões de pessoas ainda passam fome no país, apesar dos avanços econômicos, sociais e tecnológicos registrados nos últimos anos, segundo pesquisa divulgada no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A maior parte das pessoas que passa fome está no Nordeste (9,3%) e no Norte (9,2% dos domicílios). No Sul e no Sudeste, os percentuais não chegam a 3%.
A fome é um problema tão sério que a Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu “Erradicar a extrema pobreza e a fome” como o primeiro dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Os ODM são um conjunto de metas estipulas para diminuir a desigualdade social no mundo e que devem ser alcançadas até 2015.
Diversas ações estão sendo implementadas na Paraíba para que o Estado consiga atingir os ODM. Umas delas é a campanha contra a fome Natal pela Vida, realizada entre os meses de novembro e dezembro.
A mobilização, que beneficia cerca de 40 mil famílias de baixa renda com a doação de alimentos no final do ano, tem como parceira a Unimed JP, através do Instituto de Responsabilidade Social UniGente, e é realizada pelo Sistema Correio de Comunicação e pela rede nacional de mobilização social Coep.
LANÇAMENTO
O lançamento da Campanha Natal pela Vida 2011 na Unimed JP será na próxima segunda-feira (14), às 10 horas, no auditório do Hospital Unimed JP. O evento contará com a presença de diretores, secretários, gerentes e coordenadores da Cooperativa, além de empresas parceiras e representantes do Sistema Correio.
O Natal pela Vida é promovido há 12 anos. Este será o oitava em que a Unimed JP participará. Em todos os anos, a Cooperativa tem se destacado como a maior colaboradora, já tendo doado mais de 400 toneladas de alimentos.
A arrecadação é feita através da mobilização dos médicos cooperados, dos funcionários, clientes e empresas parceiras. Este ano, a meta é obter 115 toneladas. As arrecadações terão início segunda-feira e deverão se estender até 20 de dezembro.