Cerca de 17 milhões de brasileiros alfabetizados não gostam de ler livros. A informação é da pesquisa "Retrato da Leitura no Brasil", realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). De acordo com o levantamento, o preço alto e a falta de bibliotecas são dois dos fatores por trás desta realidade.
Para ajudar a reverter o quadro, o instituto de responsabilidade social da Unimed JP - UniGente - está realizando uma campanha que visa a incentivar a doação de livros. As obras serão encaminhadas para comunidades carentes de João Pessoa e bibliotecas da rede municipal de ensino. Segundo a pesquisa da CBL, pelo menos 6,5 milhões de pessoas das camadas mais pobres da população não têm nenhuma condição de adquirir um livro.
QUEM PODE AJUDAR
Qualquer pessoa pode aderir à campanha do UniGente: clientes, médicos cooperados e comunidade em geral. A coordenadora do instituto, Núbia Gonçalves, destacou que a campanha faz parte de um programa do instituto que tem a finalidade de incentivar o gosto pela leitura e possibilitar a formação de leitores. "Nosso objetivo é mediar o contato dos alunos com os mais diferentes gêneros discursivos, favorecendo o gosto pela leitura, o que ajuda a garantir o sucesso ao longo da trajetória escolar, além de ampliar a compreensão de mundo", comentou Núbia.
Os livros devem ser entregues na sede do UniGente, que fica na Rua Marechal Deodoro, 401, na Torre, em frente à Unicred JP (mesma rua da Unimed JP). Para mais informações, basta ligar para o telefone 2106-0712 ou encaminhar e-mail para [email protected].
RETRATOS DA LEITURA NO BRASIL
Veja abaixo alguns dados da pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil":
Hábito de Ler
- A escolaridade é o principal determinante para o maior ou menor distanciamento da leitura de livros;
- A leitura de livros é apreciada, de fato, por apenas um terço da população adulta alfabetizada;
- As chamadas classes B e C concentram 70% dos apreciadores de livro;
- Entre as 17 milhões de pessoas que não gostam de ler livros, 11,5 milhões possuem até oito anos de instrução.
Acesso a livros e bibliotecas
- Metade dos livros lidos atualmente não são comprados;
- De cada 10 não-leitores, 7 têm baixo poder aquisitivo;
- 73% dos livros estão concentrados nas mãos de apenas 16% da população;
- Estudos do Ministério da Cultura indicam que cerca de 1.300 municípios brasileiros das regiões mais pobres não possuem uma biblioteca pública;
- Mais da metade dos compradores de livros (58%) concentram-se em seis estados das regiões sul e sudeste.
(Com informações da Agência Brasil)