• Início
  • Notícias
  • Pesquisa identifica relação entre consumo de ferro e Doença de Parkinson

Notícias

Pesquisa identifica relação entre consumo de ferro e Doença de Parkinson

Publicada em 13/01/2009 às 18h32

Pesquisa realizada na Universidade de Bari, na Itália, identificou uma relação entre consumo de ferro, ou mesmo exposição ambiental ao metal, ao Mal de Parkinson, doença causada pela degeneração de células nervosas. Dessa forma, pessoas que consumem muito ferro proveniente de fontes vegetais, de acordo com o estudo, parecem enfrentar maior risco de desenvolver a doença.

“Dieta rica em ferro favorece Doença de Parkinson” é o tema da coluna desta semana do médico e Diretor Financeiro da Unimed JP, João Modesto. Em um dos textos da coluna, João Modesto oferece mais detalhes aos leitores sobre o resultado da pesquisa.

“Pessoas que consumiam maior quantidade de ferro proveniente de fontes vegetais, mas não de carnes, apresentaram um risco 30% maior do que as que ingeriam níveis menores, e elevava-se para 92% com baixo consumo de vitamina C”, explica.

Em outro texto da coluna, João Modesto aborda a associação entre consumo excessivo de álcool ao risco de hipertensão arterial. “No caso de cerveja e liquores, esta relação é mais evidente, diferentemente do que ocorre com o vinho”, diz.

Um outro assunto discutido esta semana por João Modesto Filho é a prática de exercício físico, que incluem treinamento de equilíbrio, para reduzir quedas em pessoas de idade avançada.

Para ler a coluna, clique aqui.