O Sistema Unimed é líder absoluto no segmento de saúde suplementar no Brasil. Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha apontou que a marca tem 38% de participação no mercado nacional. A marca B, concorrente imediata, consegue apenas 4% da fatia.
No quesito confiança, a Unimed também se destaca. O estudo apontou que se 23% das pessoas fossem mudar de plano optariam por ela. No que se refere à fidelidade, 41% dos clientes do Sistema informaram que não escolheriam outro plano de saúde ou não souberam indicar outro para substituir o atual. Já entre os beneficiários da marca B, 27% optariam pela Unimed. A marca supera também a média geral dos demais planos no que diz respeito à satisfação, ficando com 77% das menções, quando a média das concorrentes é de 72%.
O Instituto Datafolha fez 4.026 entrevistas para compor a amostra, que contou com pessoas de idade igual ou superior a 18 anos. Do grupo, 23% têm planos de saúde, uma amostra significativa, já que traz a mesma proporção da população brasileira possuidora de plano. A pesquisa, solicitada pela Unimed do Brasil, foi divulgada no dia 15 de dezembro.
DESTAQUE NA PARAÍBA
Na Paraíba, a Unimed também segue com destaque na liderança. A Unimed João Pessoa, maior cooperativa do Sistema no Estado, consegue desempenho acima do nacional. A Cooperativa, que completou 40 anos de fundação no dia 16 de dezembro, detém 90% do mercado local de plano de saúde.
Somente em João Pessoa, 17,8% da população é cliente da Unimed JP. Em capitais mais desenvolvidas, como Recife e Natal, a participação nos respectivos mercados fica em torno de 10%.