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Pesquisa aponta Unimed como a marca preferida dos médicos e clientes

Publicada em 21/12/2010 às 07h

Além de ser considerado o melhor plano de saúde do Brasil, a Unimed é a marca para a qual os médicos mais gostam de trabalhar. A afirmação foi constatada pelo Instituto Datafolha, durante uma pesquisa realizada com 1.544 profissionais de medicina de todo o país. Entre os respondentes, 48% disseram que a Unimed é a melhor empresa para se trabalhar. Já entre os médicos cooperados, a satisfação é maior: 71%.

A pesquisa apontou ainda a satisfação médica quanto à remuneração. Cinquenta por cento dos profissionais do Sistema acreditam que os valores praticados pelas cooperativas médicas sejam os melhores do mercado. Os médicos cooperados foram questionados, ainda, sobre o plano de saúde que indicariam para seus pacientes e 58% deles afirmaram que recomendariam a Unimed.

A pesquisa verificou, também, a percepção das pessoas com relação aos planos de saúde. O questionário foi direcionado à população brasileira com 18 anos ou mais, somando 4.064 entrevistas.

Desta forma, apurou que, para 74% dos clientes, a Unimed é o melhor plano. Os dois concorrentes mais expressivos receberam, respectivamente, 5% e 3% das menções. A marca ainda conferiu um crescimento na participação de mercado, de 34% em 2009 para 37% neste ano.

A maioria dos clientes respondeu estar satisfeita ou muito satisfeita com a marca: 80% do total. Entre as razões que levam o cliente da Unimed a classificá-la desta forma estão a qualidade dos laboratórios, dos médicos e dos hospitais, além da cobertura geográfica e da quantidade de laboratórios. Em contrapartida, todos os concorrentes, juntos, somaram 73% das menções.

Os respondentes que representam a população brasileira opinaram, ainda, sobre os médicos. Assim, 77% dos pesquisados avaliam os profissionais da Unimed como “competentes”; 79% os consideram “educados”; 76% os caracterizam como “atenciosos”; e, por fim, 65% acreditam que a Unimed oferece muitos médicos por especialidade.

EXPERIÊNCIA COOPERATIVISTA

A marca Unimed se fortalece no Brasil como sinônimo de saúde, de qualidade de vida, de responsabilidade social e de patrocínio esportivo. Formada por 377 cooperativas médicas com abrangência em 74,9% do território nacional, conta com 107,1 mil médicos cooperados atendendo 15,5 milhões de clientes, o que a faz a maior experiência cooperativista na área da saúde em todo o mundo.

Toda essa preocupação em proporcionar saúde e bem-estar a seus clientes rendeu à Unimed, em 2010, o reconhecimento de seus diversos públicos. Uma pesquisa encomendada ao Datafolha constatou que, por mais um ano, os brasileiros apontaram a Unimed como o melhor plano de saúde do país. A marca foi citada por 46% dos respondentes que possuem planos, por 33% daqueles que não são clientes de planos privados e por 73% de seus próprios clientes.

Também em 2010, a Unimed comemorou a conquista de diversos prêmios e colocações de destaque em rankings nacionais. Entre eles, o Prêmio Mérito Lojista; o Brand Finance; o Top of Mind Internet; e o Marcas de Confiança. Em um estudo realizado pela IAM Consulting e Revista The Brander, de São Paulo, a Unimed também foi incluída na relação das marcas mais poderosas do país.

REFERÊNCIA NA PARAIBA

Na Paraíba, a marca Unimed também é líder absoluta no mercado de saúde suplementar. Somente a Unimed João Pessoa tem mais de 120 mil clientes. Para atender este público, a Cooperativa disponibiliza mais de 1,4 mil médicos de todas as especialidades e a maior rede de assistência médico-hospitalar do Estado, que inclui clínicas, laboratórios, prontos-socorros e hospitais credenciados. Além disso, ainda conta com o Hospital Unimed JP, o maior da Paraíba, referência em procedimentos de alta complexidade e o único do Estado com certificação de Acreditação Hospitalar.

Por causa dessa estrutura, a Cooperativa “não sai da cabeça dos paraibanos”. Prova disso é que vence há nove anos consecutivos o prêmio Top of Mind local nas categorias “Plano de Saúde” e “Hospital”.