A dificuldade no relacionamento com o paciente foi apontada como a maior queixa dos usuários do sistema de saúde em pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em 2004. A falta de atenção e humanização ao tratar e lidar com o paciente foi considerada mais grave do que a falta de infraestrutura e equipamentos na rede de saúde pública. Essa pesquisa motivou a implantação de um programa de saúde humanizada na rede pública de saúde.
Atenta a essa nova demanda do mercado de profissionais conscientes da dimensão humana e da necessidade de resgate dos valores humanos nos tratamentos, o Hospital da Unimed João Pessoa criou o serviço de psicologia há 4 anos, que faz parte do Programa de Humanização da cooperativa e tem a função de acolher da melhor forma possível o paciente.
Dentro dos serviços que presta ao cliente, o Hospital Unimed João Pessoa dispõe de um aparato tecnológico completo, sendo considerado pela comunidade médica paraibana, como um dos hospitais mais bem aparelhados do Norte-Nordeste, entretanto, cuidar do bem-estar de seres humanos sobrepõe as máquinas.
Além das excelentes instalações físicas, do equipamento de última geração, da competência da equipe profissional, os pacientes contam com um tratamento humanizado, sensível, individualizado, oferecendo aos pacientes mais qualidade e aprofundando o atendimento com um monitoramento psicológico.
O tratamento, que antes era muito doloroso e sofrido, agora passa a ter um outro significado, transformando as horas de tensão, preocupação e cansaço em momentos de força e aprendizado.