• Início
  • Notícias
  • Pequenos pacientes têm tratamento especial no Hospital Unimed

Notícias

Pequenos pacientes têm tratamento especial no Hospital Unimed

Publicada em 10/10/2014 às 15h

Layane Souza desenhou e pintou enquanto recebia atendimento no PA Infantil Layane Souza desenhou e pintou enquanto recebia atendimento no PA Infantil

Pequenos no tamanho, mas enormes no cuidado. Os pacientes mirins do Hospital Unimed Alberto Urquiza Wanderley têm setores e ações especiais para eles. São duas UTI'S, um Pronto Atendimento Infantil, ala pediátrica para internação, brinquedoteca, alimentação especial, ações de humanização, posto de coleta de leite humano e a melhor equipe de médicos e enfermeiros pediátricos.

O Hospital tem leitos em Unidades de Terapia Intensiva pediátrica e neo-natal. Nesses leitos, pequenos heróis lutam pela vida. Há casos de bebês que nasceram com pouco mais de meio quilo e, por causa do tratamento de excelência recebido, hoje estão bem, saudáveis, curtindo o amor de suas famílias.

Para os bebês tem ainda o berçário, sala de cuidados especiais ao recém-nascido e um trabalho especial com ofurô, onde as crianças recebem o banho de ofurô e os pais são ensinados como fazer este cuidado, ajudando o bebê a se acalmar.

O Pronto Atendimento do Hospital também tem uma La reservada só para os pequenos pacientes, com leitos adequados, decoração infantil e uma equipe preparada para o atendimento. No quinto andar, existem os leitos individuais e coletivos e com uma brinquedoteca. Na brinquedoteca as crianças podem realizar atividades com jogos e brinquedos lúdicos. Lá, as crianças internadas que recebem autorização do seu médico, podem fazer trabalhos de colagem, desenho e recorte que são expostos.

Em datas especiais, como Natal, Dia das Crianças e Copa do Mundo, são realizadas atividades lúdicas e educativas. O importante neste trabalho é a quebra de paradigma de hospital, onde a humanização se torna inerente ao processo de 'desospitalização', pois, quando a criança se sente bem, a alta pode acontecer de forma mais rápida. Médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais fazem o acompanhamento multidisciplinar com os pequenos pacientes.

O Grupo Uniamigos da Alegria, que existe desde 2006, nasceu junto com o Programa de Humanização da Unimed JP. Hoje, colaboradores e seus familiares espalham a alegria, procurando potencializar a cura e a melhoria da saúde de crianças hospitalizadas. A cada 15 dias, um grupo de quatro palhaços animadores, os Uniamigos, fazem visita nos andares da Pediatria, e na Pediatria do P.A, no sentido de alegrar as crianças internadas. O Grupo também faz as visitas temáticas, de acordo com as datas comemorativas, como é o caso da Páscoa.

A equipe de nutrição do hospital tem uma atenção especial com as crianças. A alimentação é oferecida de acordo com a doença, mas também leva em conta as preferências e hábito alimentares. Além da dieta usual, o hospital usa suplementos alimentares para completar a oferta de calorias e nutrientes no intuito de otimizar o tratamento visando a alta hospitalar do paciente e da família. Para que a comida fique mais atrativa, as bandejas e o carrinho de distribuição são diferenciados com temas infantis. Quando necessário, a alimentação é oferecida em mamadeiras.

Além disso, existe o Posto de Coleta de Leite humano, vinculado ao Banco de Leite Anita Cabral, a sala de porcionamento de leite (onde o leite é dividido para passar pelo preparo antes de ser oferecido à criança) e um programa de orientação e apoio à amamentação que é feito com pacientes do hospital, clientes do plano de saúde e com a comunidade que mora nas proximidades do hospital.