• Início
  • Notícias
  • Pediatra orienta sobre ida de crianças ao hospital durante pandemia

Notícias

Pediatra orienta sobre ida de crianças ao hospital durante pandemia

Publicada em 23/07/2020 às 07h

Em tempos de pandemia, os pais devem ter cuidados redobrados na ida ao hospital Em tempos de pandemia, os pais devem ter cuidados redobrados na ida ao hospital

Com o isolamento social, as crianças estão passando mais tempo em casa e merecem uma atenção redobrada. Neste cenário, pode haver ocorrências que demandem atendimento médico. E nessa hora os pais ficam em dúvida sobre como agir, se devem levar os filhos para o hospital e, em caso positivo, quais os cuidados que devem adotar para garantir.

Nem sempre levar ao hospital deve ser a primeira providência a tomar. “Os pais tendem, pela ansiedade, a proceder da forma mais rápida e levam imediatamente os filhos para o pronto-socorro, mas, antes disso, é recomendável procurar o pediatra da família, que já acompanha a criança há mais tempo. Muitas vezes, a situação pode ser resolvida com agendamento em consultório”, orientou a pediatra Alexandrina Lopes, diretora-técnica administrativa do Hospital Pediátrico Moacir Dantas.

Caso seja necessário levar a criança ao hospital, a pediatra explica que é preciso tomar alguns cuidados, como a definição da forma de locomoção: carro particular ou transporte especializado. “Em situações como afogamento, por exemplo, é importante fazer a massagem cardíaca e ventilar, antes de levar ao pronto-socorro. Em casos de traumas, o mais aconselhável é solicitar a ambulância", orientou Alexandrina Lopes.

A médica pontuou, ainda, os principais motivos que devem ser considerados ao levar as crianças para o atendimento hospitalar. “Febre que não cessa há mais de 72 horas, diarreia com grande volume que evolui para vômitos, dificuldade para respirar e problemas associados à febre e tosse”, exemplificou. Além disso, sintomas alérgicos, coceira, acidentes domésticos, cortes ou queda que evoluem para sonolência, dor de cabeça forte e intoxicação merecem uma atenção importante e devem ser direcionados à assistência profissional.

OQUE FAZER

 Nas situações onde é necessário o deslocamento até uma unidade hospitalar, a pediatra aconselha como agir para evitar contaminação e preservar a saúde da criança:

•    Deve ser utilizada máscara;

•    Dê preferência a roupas de fácil retirada, confortáveis e leves;

•    Leve qualquer medicação receitada - ou se fez uso indevido de alguma substância, a embalagem tem que ser apresentada para uma eficaz administração de antídoto;

•   Tenha uma muda de roupa caso ela se suje com alguma necessidade fisiológica;

•    Lencinhos de higiene também são indispensáveis e práticos;

•    Durante o percurso, dentro do carro, é preciso que haja sempre alguém ao lado da criança para ficar vigilante e conversar com ela mantendo o grau de consciência. Além disso, também é necessário manter a cabeça elevada para evitar que, em caso de vômito, ela sufoque;

•    Os pais também precisam estar atentos à velocidade do veículo, para evitar freadas bruscas.

REFERÊNCIA EM PEDIATRIA

Referência no atendimento ao público infantil, o Hospital Moacir Dantas é uma das unidades próprias do plano de saúde Unimed João Pessoa.

Buscando sempre oferecer mais conforto e rapidez no atendimento aos pacientes, a unidade conta com uma moderna estrutura que inclui leitos de internação, UTI pediátrica, um bloco cirúrgico com três salas e consultas.

O Hospital Moacir Dantas fica na Avenida Ministro José Américo de Almeida,1338, na Torre, e tem atendimento 24 horas. Para mais informações, o telefone é o 3506-9100.