• Início
  • Notícias
  • Pedalar: mais qualidade de vida e saúde em dia; confira dicas

Notícias

Pedalar: mais qualidade de vida e saúde em dia; confira dicas

Publicada em 04/09/2015 às 15h

O ciclista Diego Paiva destaca a sensação de prazer e liberdade quando está pedalando O ciclista Diego Paiva destaca a sensação de prazer e liberdade quando está pedalando

Saúde, qualidade de vida e tranquilidade. É o que todos almejam para viver melhor. Com atitudes simples, as pessoas podem deixar de lado o sedentarismo e mudar o estilo de vida. Uma boa dica é adotar o hábito de usar bicicleta seja como transporte ou como lazer.

Pedalar traz muitos benefícios para o corpo e para a mente: melhora o condicionamento cardiopulmonar, ajudando no controle da hipertensão, faz bem à circulação e à respiração.

Também é recomendado para quem está acima do peso. Em longo prazo, além de queimar as gordurinhas, há um aumento na definição do corpo e da massa muscular. Para se ter uma ideia, pedalar, diariamente ou apenas aos fins de semana, pode ser comparado a uma caminhada ou até mesmo a uma corrida.

Em um passeio de cerca de 40 minutos, três vezes por semana, já é possível dar adeus a diversos problemas decorrentes da falta de exercício. E mais: é bom para a sociabilização, pois, geralmente, as pessoas saem para pedalar com amigos, com a família.

Além de fazer muito bem à saúde, optar pela ‘magrela' também faz bem para o meio ambiente, para a mobilidade e melhor: para o bolso. As vantagens de investir nesse veículo são inúmeras: economia de tempo e dinheiro, menos estresse no trânsito, mais humor, menos poluição do ambiente e, principalmente, saúde e uma sensação de liberdade indescritível.

VOU DE BIKE

Na vida do biólogo Diego Paiva, 30 anos, a bicicleta tem um lugar especial. "Mais que um meio alternativo, andar de bicicleta é um estilo de vida. É esporte, lazer, aventura e adrenalina", afirmou o ciclista.

De tudo, o que mais o atraiu em optar pelo uso da bicicleta foi a sensação de liberdade. Para ele, andar de bike também envolve questões que vão desde a vida saudável à consciência socioambiental. "Pedalando, tenho maior contato com a cidade, com a natureza, faço exercícios e fico livre do estresse do trânsito. A sensação de liberdade é fantástica", disse Diego Paiva, que mora no Roger e costuma dar longos passeios pela cidade.

Na busca por hábitos mais saudáveis, bem-estar e qualidade de vida, a bicicleta ganhou, definitivamente, um lugar especial na vida de Diego. Participante de grupos de pedal, o biólogo incentiva amigos e familiares a adotarem esse veículo, que pode ser uma alternativa simples e barata para melhorar a mobilidade urbana, à saúde das pessoas e preservar a natureza. "Pedalar é estar conectado com a natureza. É uma sensação de liberdade que não tem explicação", ressaltou.

ATENÇÃO, SIGA A DICA!

Para quem quer mudar a rotina e começar a pedalar, Diego Paiva listou uma série de dicas que devem ser seguidas com atenção. Confira:

-Troque o carro, pelo menos, duas vezes por semana pela bike, e olhe a cidade por uma perspectiva diferente;

- Comece com pequenos trechos perto de casa, quando o trânsito é mais tranquilo.

- Essa atividade libera a endorfina, hormônio que vai deixá-lo com mais humor e, por tabela, uma pessoa melhor; 

- Vida melhor e saúde em dia: pedalar queima as gordurinhas, economiza dinheiro no combustível, melhora a capacidade respiratória.

PARA SE MANTER SEGURO

Quando pega sua bike para participar de circuitos pelas ruas da cidade ou longos passeios, Diego Paiva toma todas as precauções. Alguns itens de segurança, segundo ele, são de extrema importância para evitar acidentes. Usar capacete, luvas, óculos, sinais de iluminação na bicicleta são cuidados básicos para pedalar.

A bicicleta também é um veículo. Por isso, respeitar a sinalização faz parte das recomendações. "Ande sempre pela direita e na mão dos carros", alertou. Ah! Antes de começar a pedelar, não esqueça de consultar um médico para avaliar suas condições físicas. No mais, é só aproveitar as dicas, largar a preguiça, pegar a magrela e se divertir por aí.

 

MALHA CICLOVIÁRIA

Atualmente, a malha cicloviária de João Pessoa conta com 51 quilômetros de extensão.