Mais de 1,5 mil pessoas participaram no último domingo (18) de um passeio ciclístico da campanha "Brasil sem Cigarro - A Paraíba apóia". O objetivo foi alertar a população sobre os malefícios causados à saúde pelo tabagismo.
Os ciclistas partiram do Parque Sólon de Lucena, no Centro, local da concentração, em direção ao Busto de Tamandaré, pela Avenida Epitácio Pessoa. O percurso, cerca de 8 Km, foi realizado pelo ciclistas em cerca de uma hora.
No fim do percurso, houve sorteio de brindes e de uma bicicleta para os participantes. O ganhador da bicicleta foi o auxiliar de produção Etevaldo da Silva Lira, do Bairro das Indústrias.
A campanha foi promovida pela Unimed JP, juntamente com a Associação Médica da Paraíba e a Sociedade de Pneumologia da Paraíba, em parceria com o Sistema Paraíba de Comunicação.
O projeto "Brasil sem Cigarro" é comandado pelo médico Drauzio Varella e realizado pelo Fantástico em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
SEMINÁRIO
A campanha contou também com um seminário, realizado no dia 12 de dezembro, no auditório da Associação Médica da Paraíba, das 14h às 18h.
O seminário "Ajudando o Fumante a Largar o Cigarro" foi ministrado por uma equipe multiprofissional, formado por médico, psicólogo e nutricionista, e abordou vários assuntos relacionados ao tabagismo por meio de uma abordagem cognitivo-comportamental.
Na ocasião, 67 pessoas participaram do seminário e, sem seguida, foram orientadas e conduzidas a buscarem uma unidade de saúde na Capital que tem programa de tabagismo para que possam dar continuidade ao tratamento.
BENEFÍCIOS
Em pouquíssimo tempo o organismo de quem para de fumar já começa a apresentar sinais de recuperação. Estudos comprovam que 20 minutos sem o cigarro, a pressão arterial e a pulsação voltam ao normal. Após 2 horas sem dar nenhuma tragada não há mais nicotina no sangue.
Em 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza. Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já sente melhor o gosto da comida.
Após 72 horas a respiração se torna mais fácil, a circulação e a disposição em geral melhoram. Após 1 ano, o risco de infarto do miocárdio se reduz à metade e após 5 a 10 anos sem fumar o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.