• Início
  • Notícias
  • Participantes de encontro contam como o UniDia mudou suas vidas

Notícias

Participantes de encontro contam como o UniDia mudou suas vidas

Publicada em 30/11/2009 às 11h56

Mais de 150 pessoas participaram de encontro sobre diabetes mellitus Mais de 150 pessoas participaram de encontro sobre diabetes mellitus

Uma nova visão sobre como conviver com o diabetes. É isso que as pessoas que participam dos Grupos de Educação Terapêutica da Unimed JP (UniDia) passam a ter, aprendendo que o foco de suas vidas não deve se a doença e que, com cuidados, podem ter bastante qualidade de vida.

O comunicólogo Raimundo Martins, 47 anos, afirma que conhecer o programa da Unimed JP, o UniDia, mudou a sua vida. Ele passou 15 anos negando a doença e hoje conta que se redescobriu e que aprendeu a reeducar seus hábitos de vida. “Hoje eu controle quem me controlava e sinto prazer em saber que o diabetes está dominado. Agora, tento recuperar os 15 anos que eu deixei de lado, sem ter os cuidados necessários”, afirma. O comunicólogo conta que ter diabetes é ser especial, ter um cuidado especial com a saúde.

A aposentada Maria José Ribeiro Araújo, 57 anos, conta que tudo mudou na sua vida depois do grupo. Com um sorriso nos lábios, ela mostra orgulhosa os resultados dos exames e explica que hoje a doença é totalmente controlada. “A equipe da Unimed JP é responsável por essa mudança na minha vida. Antes, eu tinha o diabetes sempre em alta. Com o carinho, amor, atenção do grupo pude mudar como me comportava com o diabetes”, explicou.

“Conhecer o UniDia abriu um portão na minha vida, mais do que uma porta. Passei a levar o cuidados com o diabetes com seriedade e responsabilidade”. As palavras são do aposentado Francisco Muniz, de 62 anos. Há 8 meses, o aposentado foi submetido a um transplante de rim, que, segundo ele, não seria necessário se tivesse conhecido há mais tempo o trabalho do Grupo de Educação Terapêutica em Diabetes da Unimed JP.

Os depoimentos de transformação de vidas a partir do trabalho desenvolvido no UniDia foram dados durante o 5º Encontro dos Grupos de Educação Terapêutica em Diabetes, que foi realizado no último sábado (28), no auditório do Shopping Sebrae, em João Pessoa. Mais de 150 pessoas participaram do evento e discutiram os mais variados aspectos do diabetes com uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, médica, enfermeira e por uma facilitadora.