Além da disputa saudável proporcionada pela prática esportiva, um sentimento se solidariedade em comum foi facilmente percebido entre os participantes da Corrida do Feijão, neste domingo (20), na Orla da Capital. Realizada pela Unimed João Pessoa, a ação teve como objetivo fortalecer o volume de arrecadações de alimentos para a Campanha Natal pela Vida.
Cerca de mil pessoas se inscreveram para participar da Corrida. A prova reuniu atletas de diversas classes sociais, além de médicos cooperados, funcionários, fornecedores e clientes da Unimed JP, e representantes do Movimento Nós Podemos Paraíba.
Clique aqui e confira as imagens da Corrida do Feijão Solidário.
Antes, durante e depois da prova, o que se notava nas rodas de conversas e nos depoimentos dos presentes era o sentimento de ajuda ao próximo profanado pela Campanha Natal pela Vida. “Foi extremamente importante à participação de todos pelo lado da solidariedade em favor daqueles que nesta época do ano não tem nenhum quilo de feijão para comer. Então antes de ser uma competição, é um ato de amor. A beleza dessa corrida é o espírito solidário”, frisou o colaborador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) do Hospital Unimed JP, Renato Alvarenga.
A ideia também foi compartilhada pelo colaborador do setor de Nutrição do Hospital Unimed JP, Pedro Bezerra. Segundo ele, que também é atleta amador, com participação em várias corridas, a Corrida do Feijão se tornou especial pela sua causa, ou seja, pela forma que encontrou de contribuir diretamente com as pessoas mais carentes.
“Primeiro, só a contribuição em si com as pessoas que mais precisam já era motivo mais que justo para que todos participassem. É válido ajudar uma campanha que incentiva o combate à fome. E segundo, o espírito de competição que é bom para todos nós que praticamos exercícios físicos. É a saúde através do Esporte. A Unimed está de parabéns com a iniciativa”, disse o colaborador.
O diretor do Hospital da Cooperativa, Fábio Antônio da Rocha de Souza, foi um dos vários participantes que cumpriram todo o trajeto da Corrida. Para ele, a atitude de poder ajudar as pessoas de uma forma simples e direta, como o que foi proposto pela Corrida do Feijão, deve ser realizada sempre.
“A importância da Corrida é a sua ação solidária. A atitude de ajudar as milhares de famílias que estão realmente necessitando de apoio neste Estado foi o seu diferencial. Todo mundo deveria participar ou criar mobilizações como essa durante todo o”, disse o diretor.
SAÚDE E SOLIDARIEDADE
Entre muitos participantes, a importância da Corrida do Feijão se resumiu também a possibilidade de mesclar questões importantes de saúde, como o combate ao sedentarismo, com metas solidárias de alcance social como foi proposto pela corrida, através da arrecadação de alimentos.
“É sempre bom contribuir com esse lado solidário tão difundido pelo Instituto UniGente e pela Unimed João Pessoa. É uma campanha sempre bem vinda e só vem a reforçar a prática da Saúde, do esporte e do combate ao sedentarismo, proporcionado através da Corrida”, frisou o Anestesiologista e primeiro colocado na categoria que envolveu os médicos cooperados na prova, Francisco Carlos Diniz.
A profanação das atividades solidárias com a questão da Saúde também foi ressaltada pela fisioterapeuta do Hospital Unimed JP, Andréia Queiroga Gusmão. “É por uma finalidade justa. Sobretudo, para ajudar as pessoas e também pelo clima da participação, da integração entre os funcionários, fazendo todos começarem o ano em forma, através da atividade física”, disse.
Para a representante comercial Lia Cristiane Fernandes, primeira colocada na categoria ‘Geral Feminina’ da prova, a vitória na Corrida teve um gostinho especial principalmente porque envolveu a presença de atletas profissionais, amadores e de pessoas que nem tem tanto o costume de praticar o atletismo, através do fortalecimento de ações através da Campanha Natal pela Vida.
“A gente que se exercita e treina todos os dias é que sabe o valor dessa vitória. Não só por chegar em primeiro lugar, mas pelo fato de competir, e principalmente por ajudar as pessoas. Eu achei muito lindo a campanha promovida pela Unimed João Pessoa, todos os organizadores estão de parabéns”, ressaltou a atleta.
Um dos participantes mais animados com a Corrida foi sem dúvida o aposentado Gildo Medeiros de Azevedo, de 67 anos. Ele que foi um dos primeiros a se inscrever na prova, disse que, apesar da idade, cuida bem do corpo e tem sempre treinado e participado de provas de resistência. “Me senti muito honrado em participar. Fiz questão de doar 15 quilos de feijão para contribuir com a Campanha e participar desta prova que teve a meta de ajudar os mais carentes”, disse.
CONFRATERNIZAÇÃO
Outra questão bastante abordada pelos participantes da Corrida do Feijão foi o seu poder de confraternização esportiva e solidária entre colegas de uma mesma categoria de trabalho. Para o neurocirurgião, Alexandre Barros Silva, a prova possibilitou a união através do bem comum de ajudar a quem precisa, através da participação da população, dos médicos cooperados e colaboradores da Unimed JP.
“Foi uma iniciativa válida. A gente pôde confraternizar com os colegas cooperados e os funcionários e, além disso, para quem está começando, a Corrida veio como um excelente início de atividade física. E, associado à ação do UniGente, conseguimos nos ajudar fisicamente e contribuir socialmente com outras pessoas que mais necessitam”, disse o cooperado.
A confraternização entre colegas também foi ressaltada pelo colaborador do Pronto Atendimento do Hospital Unimed JP, Yuri Soares Loss. Para ele, que ficou em primeiro lugar na categoria ‘Funcionário Masculino’ a participação dos funcionários foi importante porque possibilitou uma maior integração entre todos.
“A presença dos colaboradores foi muito importante porque além de ser um evento de confraternização, que reúne e integra os profissionais da Unimed, também é um evento que promove a saúde das pessoas. Então, eu acho muito valioso que a Unimed continue com a realização de novos eventos dessa natureza, principalmente ajudando as pessoas como é a principal meta da Campanha Natal pela Vida”, disse o colaborador.
PARTICIPAÇÃO E SUCESSO
Um dos grandes incentivadores da Corrida do Feijão e participante ativo da prova, o secretário de Comunicação e Desenvolvimento Mercadológico da Unimed JP e coordenador de Marketing do Movimento Nós Podemos Paraíba, Walter Dantas, destacou o papel das ações desenvolvidas pela Cooperativa dentro da Campanha Natal pela Vida.
“A Corrida do Feijão foi uma grande ação realizada dentro da Campanha Natal pela Vida. A iniciativa, que mobilizou instituições, empresas, funcionários e médicos da Unimed João Pessoa, além do público em geral, foi um dos pontos principais das atividades de solidariedade que a empresa realiza neste mês de dezembro”, disse o secretário.
Ainda segundo ele, todos que participaram da Corrida, seja correndo ou trabalhando na organização, estão de parabéns pelo sucesso do evento. “Já é um grande evento, e a partir do próximo ano estará novamente inscrito dentro do calendário de ações da Unimed João Pessoa e de todos os seus parceiros que fazem parte do Movimento Nós Podemos Paraíba”, frisou Walter Dantas.
A Corrida teve ainda como convidada a atleta paraibana Ednalva Laureano da Silva, a Pretinha. A corredora, que foi convidada para aderir à campanha pelo presidente da Unimed JP e do Instituto UniGente, Aucélio Melo de Gusmão, disse que estava muito feliz em colaborar com a iniciativa.
“Prestigiei e colaborei com a Corrida com o maior prazer. Me sinto feliz em fazer parte dessa iniciativa e de ter sido convidada pela Unimed João Pessoa para participar da Corrida. Através dela, muitas pessoas poderão ser ajudadas. Espero que possa participar e colaborar novamente com esta campanha no ano que vem”, disse a corredora.