Cerca de 160 inscritos estiveram participando do 1º Encontro Unimed de Combate ao Tabagismo, realizado no último sábado (19), no auditório do Hotel Ouro Branco, em João Pessoa. Entre os principais temas do evento estiveram o tabagismo passivo, o fumo na adolescência e doenças relacionadas ao uso da nicotina.
Durante a realização do encontro, vários participantes aproveitaram para dar o seu depoimento pessoal sobre o conteúdo apresentado pelos palestrantes. Para a estudante de enfermagem Karina Carvalho, a aplicação das patologias clínicas no combate ao cultivo do tabaco, entre os pacientes, e a sua incidência na adolescência, foram para ela, uma dos assuntos mais interessantes do encontro.
Karina Carvalho: "palestras irão contribuir para o desenvolvimento da minha vida profissional"
“Como irei me graduar na área de saúde, o tema que mais me interessou foram às patologias ligadas ao tabagismo e as consequencias que o uso do cigarro para o corpo humano. O conteúdo aqui apresentado irá contribuir imensamente para o desenvolvimento da minha vida profissional”, frisou a estudante de enfermagem.
Ainda segundo Karina Carvalho, a palestra do pediatra Gilvan Araújo, sobre o uso do cigarro na adolescência, trouxe dados até então desconhecidos e que servirão de alerta para os amigos, familiares e futuros pacientes que ela terá em sua vida profissional. “Principalmente porque ele falou da incidência crescente do tabagismo na adolescência, e também do uso do cigarro também no sexo feminino, são dados relevantes que eu realmente não conhecia”, disse.
TABAGISMO PASSIVO
Psicólogas Gilneide Albuquerque e Roseane Carvalho elogiaram a realização do encontro
A palestra “Tabagismo Passivo”, ministrada pelo médico pneumologista, Sebastião Costa, foi uma das apresentações que mais chamaram a atenção ao público presente no 1º Encontro Unimed de Combate ao Tabagismo.
Para a psicóloga representante da Divisão de Psicologia da Assembléia Legislativa, Roseane Carvalho, a palestra foi útil, pois serviu de aprendizado dos males do cigarro para as pessoas não fumantes que inalam a fumaça indiretamente.
“Achei espetacular o conteúdo da palestra Tabagismo Passivo. Principalmente porque os fumantes nunca dão muita importância à saúde das outras pessoas, e esquecem que os que estão ao redor sofrem os mesmos efeitos de quem fuma. Vou repassar todas estas informações aqui recebidas aos meus pacientes. Eu tinha um evento programado para o mesmo horário e deixei para vir assistir ao encontro e não me arrependi. A Unimed esta de parabéns em proporcionar um evento desta natureza”, ressaltou.
Já segundo a psicóloga representante do Centro de Tabagismo do município de Cabedelo, Gilneide Albuquerque dos Santos, a palestra serviu de conhecimento dos danos males causados pela fumaça do cigarro ao fumante passivo. “Principalmente, Porque eu trabalho todas as semanas, através de orientações e palestras com grupos de fumantes que querem deixar o vício. E, o aprendizado que foi adquirido aqui hoje, servirá demais para ser repassado a todos os nossos pacientes”, disse.
EDUCAÇÃO ANTITABAGISTA
Psicóloga Maria de Fátima ressaltou a importância do combate ao tabagismo
Entre outros assuntos relacionados ao uso do tabaco foram debatidos durante o 1º Encontro Unimed de Combate ao Tabagismo, esteve à importância da educação na ajuda a desintoxicação de dependentes.
Para a psicóloga Maria de Fátima de Almeida, que desenvolve um trabalho na área de educação, junto a crianças e adolescentes, o conteúdo apresentado durante o encontro servirá para educar orientar os mais novos sobre como evitar entrar na dependência, além de proporcionar uma orientação mais aprofundada para os fumantes largarem o vício.
“Eu já fui fumante durante muito tempo e, hoje vejo como é importante a divulgação dos males do cigarro para evitar cada vez mais que mais pessoas morram por causa do uso do cigarro. Saio daqui bem mais motivada para orientar as pessoas sobre a importância de ter uma vida longe do cigarro. Porque ele não vale à pena e faz muito mal a saúde,” relatou.
Já para o bombeiro militar e estudante de enfermagem João Paulo Souto Casado, a iniciativa de divulgação do combate ao tabagismo proporcionado pela Unimed JP, foi louvável. Principalmente por apresentar de maneira clara, todos os efeitos colaterais do uso prolongado do cigarro. “Muitas pessoas não tem noção dos riscos que estão passando por simplesmente inalar aquela fumaça. Então esse encontro foi de grande valia, pelo conteúdo que foi repassado aqui hoje pela credibilidade dos palestrantes, bem escolhidos pela Unimed que estão repassando todo o seu conhecimento para nós presentes”, frisou.
ORGANIZAÇÃO
O bombeiro João Paulo Casado elogiou a iniciativa da Unimed JP na realização do evento
O encontro contou com a realização de palestras proferidas por profissionais especialistas no assunto. Entre eles, estiveram o pediatra Gilvan da Cruz Araújo, o pneumologista Sebastião Costa, o psicólogo Frederico Almeida e o coordenador do Programa de Tabagismo da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa-PB), Jorge Molina.
O evento contou ainda com a presença do presidente da Unimed JP, Aucélio Melo de Gusmão, além de outros dirigentes da Cooperativa, a exemplo do secretário de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano, André Pacelli, do coordenador da Promoção da Saúde, Garibaldi Souto de Albuquerque e do diretor geral do Hospital Unimed JP, Fábio Antônio da Rocha.