Manter-se tranquilo ao receber um diagnóstico de diabetes não é fácil, ainda mais quando há falta de informação em relação à doença. A psicóloga Maria de Lourdes Vieira, que trabalha na área há mais de 20 anos, sabe muito bem o que é isso. “É muito complicado fazer o diabético perceber, assim que recebe o diagnóstico, que é possível viver normalmente”, explicou.
Decidida a aliar o seu trabalho aos métodos utilizados por outras profissões da área de saúde, Maria de Lourdes não mediu esforços e foi uma das primeiras a chegar ao Shopping Sebrae, para participar do 1º Simpósio sobre Diabetes, na manhã do último sábado (18).
“A partir do momento em que o diabético se informa sobre a doença, ele consegue aceitá-la e conviver tranquilamente com o problema. Se esse tratamento é realizado de forma multidisciplinar, além de todos esses fatores, há ainda uma melhoria da qualidade de vida!”, enfatizou a psicóloga.
Perto de Maria de Lourdes, Bruna Ferreira assistia às palestras concentradamente “para não perder nenhum detalhe”, como afirmou. Ela ainda é estudante de Enfermagem, mas já está pensando em como poderá colocar em prática tudo o que foi discutido no decorrer do dia. “Cada profissão vê o diabetes sob um ponto de vista. Mas, a partir do momento que eu sei de que forma o psicólogo atuará, meu trabalho seguirá como complemento e diabético ganhará muito”, comentou Bruna Ferreira.
O estudante de Medicina Wesdrey Dantas também aprovou o evento, que reuniu cerca de 250 estudantes e profissionais de saúde no auditório do Shopping Sebrae. “As discussões foram muito bem elaboradas e os profissionais, muito capacitados. Foi muito esclarecedor”, afirmou.
O 1º Simpósio sobre Diabetes foi organizado pela Coordenação de Promoção da Saúde, que desde 2004 vem utilizando o tratamento multidisciplinar nos clientes da Unimed JP, através do Grupo de Educação Terapêutica (GET).
TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR
O grupo de educação terapêutica em diabetes da Unimed JP, o UniDia, é uma iniciativa pioneira no Nordeste. De setembro de 2004 até hoje, cerca de 600 pessoas já foram beneficiadas.
Cada grupo do UniDia participa de quatro reuniões consecutivas – uma por semana. Nestes encontros, os participantes discutem os mais variados aspectos do diabetes com uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, endocrinologista, nutricionista, enfermeira e por uma facilitadora. Aproximadamente três meses depois destes encontros, é marcada uma reunião de retorno. No final do ano, desde 2005, a Unimed JP promove um grande encontro com todos os participantes.
Os clientes da Unimed JP diabéticos interessados podem participar. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone da Promoção da Saúde: 2106-0714.