• Início
  • Notícias
  • Parentes de pessoas internadas nas UTIs recebem apoio psicossocial

Notícias

Parentes de pessoas internadas nas UTIs recebem apoio psicossocial

Publicada em 07/01/2010 às 11h

Acompanhamento é realizado duas vezes por dia por uma psicóloga e por uma assistente social Acompanhamento é realizado duas vezes por dia por uma psicóloga e por uma assistente social

No Hospital Unimed JP, os familiares de pessoas internadas em uma das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) recebem apoio psicossocial para enfrentar os sentimentos de insegurança e medo muitas vezes apresentados por quem tem parentes se recuperando de um problema de saúde.

O acompanhamento é realizado duas vezes por dia por uma psicóloga e por uma assistente social. “A ideia é orientar, acolher e minimizar o sofrimento dessas pessoas”, explica a coordenadora do Serviço Social Fátima Lima.

Através do Serviço Social e da Psicologia do Hospital Unimed JP, os parentes também recebem orientações sobre como ajudar na recuperação do paciente, contribuindo com o tratamento através da voz familiar, do toque e do afeto, estabelecendo desta forma o equilíbrio emocional do ente querido.

Os familiares recebem informações sobre a rotina nas UTIs, sobre como deve ser a conduta dos visitantes dentro da UTI e explicações a respeito do controle da infecção hospitalar.

HOSPITAL HUMANIZADO

O Hospital Unimed JP realiza um permanente trabalho de humanização, que tem como um dos objetivos tornar a recuperação dos pacientes mais rápida e menos traumática.

A Unimed JP utiliza a humanização em todos os níveis de atendimento para beneficiar seus clientes, médicos cooperados e colaboradores. Por isso, a Cooperativa adotou, em 2006, o Programa de Humanização, que tem como base o respeito pelo ser humano, observando cada pessoa em sua individualidade e necessidades específicas.

A Comissão responsável por ele tem como meta de trabalho aprimorar as ações cotidianamente e conhecer com detalhes o que os clientes, médicos e colaboradores pensam sobre o programa.