O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, afirmou que a parceria firmada entre a Unimed João Pessoa e o governo do Estado é uma “grande vitória” e contribui para construir uma Paraíba melhor e mais justa para todos. Terça-feira (20), os deputados aprovaram, por unanimidade, um projeto de lei que prevê uma permuta de áreas entre a Unimed JP e o Estado para a construção de uma escola modelo e expansão dos serviços do plano de saúde.
Galdino destacou que a Assembleia Legislativa teve papel importante na interlocução entre a Unimed João Pessoa e o governo. “Acreditamos que, com essa parceria, quem vai ganhar é a Paraíba, é a Unimed JP, é o governo do Estado”, declarou, parabenizando o presidente da Unimed JP, Gualter Lisboa Ramalho, e o governador João Azevêdo.
Para a senadora Daniella Ribeiro, que também se destacou na construção da parceria, o projeto traz ganhos para a educação, a saúde e a economia. “Fico muito feliz em ter participado ativamente do andamento desse projeto, através da intermediação entre o governador João Azevêdo e a direção da Unimed João Pessoa. Com a permuta realizada, ganham a Paraíba, a saúde e a educação. Ganham todos”, enfatizou.
ECONOMIA PARA O ESTADO
O projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa autoriza a permuta da área onde funciona a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Raul Córdula, na Torre, por um terreno da Unimed João Pessoa, onde o plano de saúde construirá um novo colégio. O terreno fica na Avenida Carneiro da Cunha, a 200 metros do endereço da Raul Córdula. Os alunos só serão transferidos do colégio atual quando a nova escola estiver pronta.
O secretário de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, afirmou que a permuta possibilitará economia aos cofres públicos. “O prédio da Escola Raul Córdula teria que passar por uma grande reforma, o que ocasionaria altos custos aos cofres do Estado. Agora, o governo estadual receberá uma escola moderna, que tem um projeto arrojado e que será construída no mesmo bairro sem causar prejuízos aos estudantes e funcionários”, explicou.
O presidente Gualter Ramalho lembrou que a aprovação do projeto é um pleito antigo e um marco histórico para a Unimed João Pessoa, que completou 50 anos no dia 16 de dezembro do ano passado. “Essa permuta vai permitir a expansão dos serviços em saúde, melhorando a qualidade da assistência, gerando emprego e renda e prestando um grande serviço à população com a construção da escola estadual mais moderna da Paraíba”, disse. Gualter Ramalho agradeceu a todos que se envolveram para que o projeto fosse aprovado.
MODERNA E SUSTENTÁVEL
O projeto arquitetônico da nova escola foi criado a partir de um programa elaborado por uma equipe mista de técnicos das secretarias do Estado e da Unimed JP. A estruturação do empreendimento ficará sob a responsabilidade da Unimed JP, mas a execução das atividades socioeducativas permanecerá com o Estado. A escola também contará com o apoio do Instituto Unimed JP para execução de projetos de responsabilidade socioambiental, com enfoque nas áreas de saúde, educação e cidadania.
A nova escola terá dois pavimentos, com 10 salas de aula, laboratórios, quadra poliesportiva, biblioteca, auditório, salas multifuncionais, espaços multimídia, refeitório, vestiários, entre outros equipamentos. Com ambientes bem definidos e setorizados, as áreas serão mais funcionais e todas terão acessibilidade garantida. Sustentável, a nova escola contará com energia solar e coleta seletiva de lixo.