Parceiros do UniGente presentes no lançamento das cartilhas “Preservando o Meio Ambiente” e “Coleta Seletiva” parabenizaram o instituto de responsabilidade social da Unimed JP pela iniciativa. Produzidas em linguagem didática, as duas cartilhas serão distribuídas, gratuitamente, em escolas públicas e particulares de João Pessoa e instituições que atuam na área de preservação ambiental.
A representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Rosa Mércia S. de França, lembrou que atualmente problemas graves como o aquecimento global preocupam autoridades do mundo inteiro. Por isso, ela considera “louvável” a iniciativa do UniGente. Rosa Mércia também considera importante que as cartilhas sejam voltadas, particularmente, para as crianças. “Nossa geração não soube cuidar do meio ambiente. Portanto, acho importante conscientizarmos as crianças, que irão repassar estes conhecimentos para os adultos”, comentou.
O pró-reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Luiz Renato, disse que considera importante a parceria que a instituição está mantendo com o UniGente na área de responsabilidade social ambiental. “O trabalho em conjunto possibilitará o desenvolvimento social como desejamos”, comentou.
A coordenadora estadual da Pastoral da Criança, Sandra Carvalho Ferreira, disse que a entidade, que é ligada à Arquidiocese da Paraíba, desenvolve um trabalho com jovens de comunidades carentes e que as cartilhas irão facilitar o trabalho de conscientização. De acordo com ela, através das crianças os adultos também serão alcançados, melhorando a qualidade de vida.
Já a representante da área de responsabilidade social do Banco do Brasil, Luciana Sanche, destacou a satisfação de estar nesta parceria com o UniGente. “Temos uma longa estrada pela frente, mas juntos vamos fazer a diferença”, afirmou otimista.
LANÇAMENTO DAS CARTILHAS
As cartilhas foram lançadas no início da tarde de terça-feira (22) pelo presidente da Unimed JP e do UniGente, Aucélio Melo de Gusmão. Durante a solenidade, ele disse que todas as parcerias serão aceitas e que o instituto e a Cooperativa não têm pretensão de ser “donos” de projetos. “Ficaremos felizes com todos que quiserem se solidarizar e trabalhar juntos conosco”, afirmou. “Temos consciência de que não resolveremos o problema de todo mundo, mas já seremos felizes em atingir um grupo”, afirmou.
O diretor Financeiro da Unimed JP e membro do Conselho Diretor do UniGente, João Modesto, lembrou que se as metas forem bem definidas os objetivos serão alcançados. Mas, na opinião dele, tudo depende de muito trabalho. “Estamos muito bem para o começo, mas só o trabalho mostrará resultados”, comentou.
A diretora Administrativa da Cooperativa e vice-presidente do UniGente, Tânia Menezes Escorel, disse que muitas vezes as corporações se preocupam em investir em equipamentos, esquecendo-se do ser humano, do meio em que estão inseridas. A Unimed JP, através do UniGente, luta contra isso. “Gostaria que outras empresas fizessem parcerias e desenvolvessem trabalhos na área de responsabilidade social. Mesmo que o governo não se envolva, espero que os empresários se voltem para o investimento no ser humano”, afirmou.
Além dos parceiros e dos diretores da Unimed JP, o lançamento contou com a participação da equipe do instituto, de integrantes do grupo de voluntariado “Gente que Faz” e de funcionários da Cooperativa.