Diversas entidades parceiras do Movimento Nós Podemos Paraíba proporcionaram verdadeiras mobilizações pela conquista dos oito Objetivos do Milênio (ODM), durante a campanha “Levante-se”, realizada no último final de semana.
No último sábado (17), diretores, professores e alunos das Faculdades Nova Esperança (Facene/Famene) promoveram um ato público intitulado "Mega Ação Social" com metas de ajudar comunidades carentes do Bairro Valentina de Figueiredo. Já no domingo (18), foi à vez da torcida paraibana prestar a sua contribuição junto à causa, durante as finais do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, em João Pessoa.
As mobilizações foram intermediadas através de parceria com o Instituto UniGente, entidade coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraíba. No sábado, das 08h às 13h, no Sesc Gravatá, a mega ação social promovida pela Facene/Famene reuniu cerca de cinco mil pessoas. Durante o evento também foi realizado o cadastro de mil famílias carentes que serão beneficiadas com as ações do movimento. Lá, elas ainda tiveram acesso à promoção da Saúde, através de testes de glicemia, pressão, entre outros. Também foi realizada a doação de alimentos.
“Esse é o nosso objetivo. O movimento está procurando despertar nas pessoas o que cada um pode e como ela deve contribuir. Então nesse momento é importante para nós sabermos como cada um pode desempenhar a sua parte”, frisou a supervisora do UniGente, Núbia Gonçalves.
BANCO DO BRASIL
O Banco do Brasil, entidade parceria na realização do Prêmio ODM Brasil e do Movimento Nós Podemos Paraíba, também foi uma das entidades que se mobilizou em prol da conquista dos ODM.
No último domingo, o público que compareceu às finais do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, na Praia do Cabo Branco, na Capital, recebeu cartazes e o material informativo do movimento Levante-se. Em torno de 1.600 participantes participaram da mobilização.
Às 10h, os locutores da Arena anunciaram o início da mobilização e por volta de 23 minutos, a torcida demonstrou o seu apoio levantando os cartazes do movimento e gritando palavras de incentivo em prol da conquista dos oito Objetivos do Milênio.
“Não teve preço. Foi um evento enorme e de repercussão nacional. Nós pararmos o evento por 23 minutos em prol do combate à fome, a desnutrição e pelo social”, disse Núbia Gonçalves.
OUTRAS MOBILIZAÇÕES
No sábado, também foi realizado uma mobilização junto aos médicos anestesistas, durante almoço em comemoração pelo Dia do Médico na churrascaria Sal e Brasa. Todos os participantes demonstraram o seu apoio em prol do movimento.
Já no município de Patos, durante a inauguração do Ambiente de Promoção da Saúde da Unimed Patos, o prefeito Nabor Wanderley se comprometeu de fazer um decreto colocando o município empenhando também na conquista dos Objetivos do Milênio.
“Durante o movimento do Levante-se você assume o compromisso demonstrando de que forma você vai contribuir. No Brasil pouca gente conhece o que é significa ODM, e nós precisamos cada vez mais levar isso a todos os lugares. Porque essa é uma obrigação de todos e nós estamos empenhados em fazer isso”, disse Núbia Gonçalves.
SOBRE O LEVANTE-SE CONTRA A POBREZA
Em 2000, líderes mundiais alinharam-se aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – um compromisso para erradicar a pobreza do mundo até 2015. O dia do Levante-se é um modo de lembrar os governos de seus compromissos de atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, e ajudar àqueles que vivem na pobreza.
BRASIL RUMO AOS ODM
O terceiro Relatório de Acompanhamento Nacional dos ODM, publicado em 2007, aponta que o Brasil está avançando em muitos pontos, inclusive já alcançou, até este momento, muito das metas propostas para 2015. Mesmo assim, deverá investir mais na saúde da mulher, em saneamento básico e em outras áreas ainda deficientes.
Entretanto, sabe-se que a realidade da maioria dos mais de 5 mil municípios brasileiros está muito aquém do esperado. É o caso da Paraíba, que apresenta uma defasagem muito grande entre as metas propostas e o que já foi alcançado nos 223 municípios do Estado. Inclusive, dos 18 indicadores investigados no âmbito estadual, caso persistam as condições até aqui monitoradas, as metas preconiza