Os paraibanos dispõem de uma ferramenta para acessar informações sobre as taxas de mortalidade infantil, saúde das gestantes, entre outros aspectos, dos 223 municípios do Estado e das outras cidades brasileiras. Os dados estão contidos no Portal dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, lançado em janeiro de 2009, durante o Fórum Social Mundial de Belém.
O site reúne índices sobre todos os 5.564 municípios do Brasil, o que permite saber o quanto falta para cada localidade atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Além disso, vídeos, artigos e notícias relacionadas aos ODM podem ser acessados pelo endereço.
O Portal dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio é o primeiro a reunir dados do Brasil com foco nas metas socioeconômicas que os países da Organização das Nações Unidas (ONU) se comprometeram a atingir até 2015.
Liderado pelo Programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o projeto é de responsabilidade do Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (ORBIS), Programa do Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), apoiado pelo Fiep e Sesi Paraná. Participa também o Nós Podemos Paraná, movimento que serviu de exemplo para a formação Nós Podemos Paraíba, que conta com mais de 50 adesões e é coordenado pelo Instituto UniGente, Faculdade Maurício de Nassau, Faculdades Nova Esperança e Procuradoria-Geral de Justiça.
O Unicef participa auxiliando na utilização do sistema de dados DevInfo, criado pela Organização das Nações Unidas para monitoramento dos ODM no mundo todo, inclusive no Brasil.
AÇÕES DO UNIGENTE
O UniGente, instituto de responsabilidade social da Unimed JP, tem promovido ações diversas desde a sua fundação, em 2005. Todas elas baseadas nos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, firmados pelos países membros da Organização das Nações Unidas em 2000.