Setenta e oito porcento dos brasileiros prestigiam empresas que realizam trabalhos de Responsabilidade Social (RS), segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ethos. Os dados foram divulgados pelo Presidente da Fundação Unimed e Diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed Brasil, Almir Gentil, durante a palestra “Responsabilidade Social no Sistema Unimed”, que encerrou a manhã do VIII Simpósio Paraibano de Cooperativismo Médico.
A mudança na percepção do consumidor mudou a maneira das empresas se comunicarem. O consumidor quer saber o comportamento da empresa e o que ela está fazendo para melhorar o mundo. “É nesse contexto que surge a Responsabilidade Social Empresarial. Mais do que uma resposta ao caos do mundo, ela surge como uma filosofia da empresa”, comentou Almir Gentil.
Segundo ele, o movimento da Responsabilidade Social tem a ver com a gestão de mercado e é um dos grandes responsáveis pelo fortalecimento da marca. “Nenhuma marca sobrevive a um mundo caótico. Ou as empresas se preocupam em ajeitar a Terra, ou acabarão junto com o planeta”, complementou.
Desde a sua fundação, há 40 anos, o sistema Unimed se preocupa com as questões sociais, tendo em seus princípios filosófico a melhor distribuição de renda e trabalho cooperativista. Mas o que o sistema Unimed está fazendo de fato? “No ano passado, investimos mais de 600 bilhões de reais em ações de Responsabilidade Social. Nós já temos 115 projetos catalogados no Brasil inteiro, e, entre eles, está um dos projetos realizados pela Unimed João Pessoa: Arte em Mosaico, que é um dos trabalhos mais bonitos que já vi”, informou Almir Gentil.
Para finalizar a palestra, o Diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed Brasil mostrou um vídeo da ECO 92, em que uma criança pede ao mundo mais atenção às questões ambientais. “Viram? Muito mais que moda ou ‘bom mocismo’, Responsabilidade Social é questão de sobrevivência para o planeta e para os negócios”, concluiu.
Para a programação da tarde, estão previstas mais três palestras, sendo: “A gestão de custos Assistenciais nas Cooperativas Médicas” e “Compra competente”, além da oficina “Sistema de Gerenciamento da Produção Médica”.
À noite, os participantes poderão conferir a palestra “Ganhar em equipe”, a ser ministrada pelo presidente do Instituto Brasileiro de Marketing e Vendas (IBMV), Daniel Godri. A apresentação acontecerá no auditório Sérgio Bernardes do Hotel Tambaú, a partir das 20h30.