Será nesta quinta-feira (6), às 19h, a palestra “Leucemia: avanços recentes no diagnóstico e tratamento”. As pessoas que não se inscreveram ainda podem garantir sua participação.
As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas pelo telefone 2106-0205, da Secretaria de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano, organizadora do evento.
A palestra será ministrada pelo hematologista e oncologista Breno Gusmão, no auditório do Hospital Unimed JP.
O público-alvo são médicos plantonistas do Hospital Unimed JP, hematologistas, oncologistas, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos e demais profissionais da área da saúde.
RÁPIDA PROLIFERAÇÃO
A cada 1 milhão de crianças com até 15 anos de idade, 140 sofrem do mal que se caracteriza pela proliferação descontrolada de células anormais. A leucemia é uma doença que atinge os glóbulos brancos e se caracteriza pela rápida proliferação dessas células anormais que não amadurecem e se acumulam na medula óssea, interferindo na produção normal das células do sangue.
É importante estar atento aos sintomas, como hemorragias, sonolência, cansaço excessivo, emagrecimento, dores de cabeça, tonturas; ou ainda hematomas, manchas roxas na pele sem trauma algum, pequenas pintinhas vermelhas de sangue na pele, aftas e machucados na região da boca; febre e suor excessivo, além de dor nos ossos e articulações.
Depois de instalada, a leucemia progride rapidamente. No entanto, as chances de cura são altas, variam de 70% podendo chegar a 90% em alguns casos. Mas o sucesso está relacionado diretamente ao diagnóstico precoce e tratamento adequado.