• Início
  • Notícias
  • Palestra no Hospital Unimed vai comemorar Dia do Farmacêutico no dia 20

Notícias

Palestra no Hospital Unimed vai comemorar Dia do Farmacêutico no dia 20

Publicada em 14/01/2010 às 17h

Para comemorar o Dia do Farmacêutico, a Unimed JP e o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado da Paraíba promoverão no próximo dia 20 a palestra “Implantação da Farmácia Clínica no Hospital Unimed JP”. A apresentação, que tem como finalidade mostrar a importância da atividade na cura dos pacientes, será ministrada pela farmacêutica Renata Zacara, às 19h, no auditório do Hospital.

O evento tem como público-alvo profissionais e estudantes da área de saúde. Os interessados em participar devem confirmar presença pelo e-mail [email protected], informando nome completo, e-mail alternativo e telefones para contato (celular e fixo, de preferência). As inscrições são gratuitas.

A farmácia clínica, implantada no Hospital Unimed JP em maio de 2006, é uma prática cuja responsabilidade é assegurar o uso de medicamentos de forma segura e apropriada, trabalhando em conjunto com a equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiras, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e farmacêuticos clínicos que acompanham os pacientes em cuidados intensivos das UTIs.

O serviço busca a melhoria dos resultados farmacoterapêuticos e comprovadamente aumenta a adesão do paciente ao tratamento, diminui custos nos sistemas de saúde quando monitora reações adversas e interações medicamentosas, e melhora a qualidade de vida dos pacientes.

ORIGEM DA DATA

Não existe nenhuma determinação oficial sobre o Dia do Farmacêutico, o que se sabe é que, no dia 20 de janeiro de 1916, foi fundada a Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), no Rio de Janeiro.

Sempre havia uma reunião de confraternização nessa data, até que Otto Cezar Granado, com a aprovação dos demais colegas de profissão, resolveu oficializá-la como o Dia do Farmacêutico.

Profissionais renomados de várias partes do Brasil, como Cândido Fontoura e o próprio Rodolfo Albino, então presidente da ABF, passaram a comparecer frequentemente às festas do dia 20, que, aos poucos, foi se tornando tradição em todo o país.

Em São Paulo, alguns profissionais da área propuseram que a data fosse alterada para 3 de setembro, dia do nascimento de Rodolfo Albino; outros sugeriram que a data coincidisse com a da fundação da primeira Faculdade de Farmácia do Brasil, entre outras datas. O fato é que o consenso da classe farmacêutica no Brasil, representada por seus órgãos de classe como Conselhos e Associações, mantiveram a tradição do dia 20 de janeiro.