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Palestra no Hospital avalia processo de melhoria contínua do atendimento

Publicada em 22/07/2009 às 10h08

O evento reuniu cerca de 80 pessoas no auditório do Hospital da Unimed JP O evento reuniu cerca de 80 pessoas no auditório do Hospital da Unimed JP

Imagine uma empresa que dispõe de bons profissionais e uma estrutura física grandiosa. Agora, alie tudo isso a uma equipe humanizada, preocupada com o bem-estar dos clientes e engajada no processo de melhoria contínua da qualidade do atendimento. Isso é o que propõe a Acreditação Hospitalar, uma certificação que comprova um grau de excelência nos serviços oferecidos aos clientes e que vem sendo buscada pelo Hospital Unimed JP.

Como esse processo passa, principalmente, pela padronização das atividades desempenhadas por todo o corpo funcional, os coordenadores, os gerentes e os médicos cooperados da Unimed JP participaram nesta terça-feira (21) à noite de uma palestra sobre o assunto, no auditório do Hospital. Ela foi ministrada pelo geriatra Rubens Covello, superintendente do IQG, uma das principais instituições certificadoras de Acreditação Hospitalar no Brasil.

Rubens Covello iniciou a palestra mostrando a evolução da cultura organizacional e a importância de se adotar um método de atendimento. “Quanto mais planejadas são as ações, maior é a probabilidade de obter resultados desejáveis”, comentou.

O ministrante também apresentou a metodologia utilizada pelo IQG para certificar uma instituição. “Nós utilizamos três níveis de certificação: estrutura (segurança e gerenciamento de risco), processos (gerenciamento de rotina e ferramenta de gestão de qualidade) e resultados (indicadores e resultados e melhorias contínuas”, explicou.

E complementou: “Uma empresa que deseja ser Acreditada deve prezar pela segurança do cliente e estar disposta a realizar uma melhoria contínua do trabalho, visando ao gerenciamento de risco e um atendimento cada vez mais qualificado”.

Cerca de 80 coordenadores, gerentes e médicos cooperados participaram da palestra que teve como tema “Acreditação - Programa de Qualidade Visando a Segurança da Assistência”. O evento foi aberto pelo diretor do Hospital Unimed JP, Fábio Rocha; pelo gestor Assistencial do Hospital, José Calixto; e pelo secretário de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano, André Pacelli.

ACREDITAÇÃO NO HOSPITAL UNIMED JP

O Hospital Unimed JP é considerado o melhor do Estado. Esse reconhecimento deve-se, principalmente, à preocupação da Cooperativa em proporcionar aos clientes um atendimento qualificado, tanto pelo uso da tecnologia de alta complexidade quanto pelo tratamento humanizado dispensado por seus profissionais.

Desde 2007, o Hospital vem implantando uma série de mudanças com o objetivo de obter a Acreditação Hospitalar. A primeira delas foi a Classificação de Riscos do Pronto Atendimento, realizada em março deste ano. O programa organizou o fluxo de clientes que procuram o setor de urgência e emergência do Hospital Unimed JP e possibilitou um atendimento mais eficiente, acolhedor e humanizado.