Cooperados da Unimed JP participaram na manhã do último sábado (31) da palestra “Qualidade de Vida”, ministrada pelo filósofo e doutor em Ciências, Carlos Faccina.
O evento ocorreu no auditório do Hospital e foi realizado pela Coordenação da Capacitação Cooperativista, vinculada à Secretaria de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano.
IMPORTÂNCIA
O presidente da Cooperativa, Aucélio Gusmão, e o secretário de Responsabilidade Social, André Pacelli, participaram da abertura do evento. Em breves palavras, Aucélio destacou a importância dos médicos se preocuparem com a qualidade de vida e também com a forma de tratar os pacientes.
“Muita coisa mudou na medicina e, infelizmente, não foi para melhor. Houve um distanciamento entre o médico e o paciente. Há médicos que não olham para seu cliente. O atendimento é frio e nenhum cliente que ser atendido por uma máquina”, observou o presidente.
André Pacelli destacou que a qualidade de vida passa pela mudança de atitude. “A gente chega a passar até 90% do dia em um posto de trabalho. Por isso, é preciso adotar posturas que nos gerem mais qualidade de vida em nosso trabalho”, salientou.
A PALESTRA
Carlos Faccina começou a palestra observando que a qualidade de vida do médico está relacionada com a qualidade do atendimento que ele realiza. O palestrante explicou que o bom atendimento requer presença de espírito e habilidade para que o profissional da medicina fale certo e na hora certa.
“Essa presença de espírito está faltando porque estamos usando muito a tecnologia. Ferramentas como MSN, e-mail e Twitter estão substituindo o contato físico entre as pessoas. Não usamos mais nem o telefone. Tudo fazemos pela internet. Muitas vezes, usamos o e-mail para nos comunicar com o colega que está na mesma sala”, acrescentou.
NOS CONSULTÓRIOS
O palestrante disse que a tecnologia é a responsável pelo estresse do médico. “Quanto mais tem tecnologia, mais o médico se afasta do paciente. Isso gera uma frustração porque o médico é formado para ter contato humano com o cliente. Emoção e razão são pilares do mesmo edifício. Não dá para ter carinho pelo paciente sem a emoção”, declarou.
“A tecnologia, a quantidade de pacientes, o deslocamento que é preciso fazer para atender os clientes são outros fatores que causam estresse entre os médicos. A qualidade de vida promove prazer e sensação de liberdade. Para conquistar isso, é preciso se auto-conhecer”, completou.
DEPOIMENTOS
A pediatra Augusta Carneiro de Almeida considerou o evento positivo. “Gostei dessa palestra, porque ela nos mostra uma maneira de rever alguns pontos interiores e exteriores de nossa vida, como a forma que estamos cuidando do outro. É um momento de reflexão que leva à qualidade de vida ainda melhor”, declarou.
O obstetra Edvaldo Filho do Egito observou que a palestra proporcionou aos cooperados um momento de fazer uma análise da qualidade de vida que eles vêm tendo.
“O médico se preocupa muito mais com a saúde dos outros do que com a dele própria. Essa palestra também abordou a forma de melhorar o relacionamento com os clientes e considero de extrema importância a Unimed realizar esses eventos para discutir assuntos que não sejam apenas de procedimentos médicos”
O neurologista Fernando Reis também se mostrou satisfeito com a palestra. “Todo médico sabe o que fazer para ter uma melhor qualidade de vida. Ele não pratica por falta de tempo. Esse momento nos ajudou a refletir sobre isso. Temos que colocar isso em prática”, declarou.
A endocrinologista Márcia Brandeburskt de Farias ressaltou que os médicos costumam levar uma vida muito agitada, que nem sempre permite que eles cuidem de si mesmos. “A gente deixa de olhar para si para se dedicar ao paciente. Momentos como esses permitem que nós possamos rever conceitos e repensar nossas atitudes”, salientou.
O cirurgião plástico Adriano Medeiros de Lima Quirino comentou que a palestra só surtirá efeito na vida dos médicos, se os conhecimentos forem colocados em prática. “Aqui, recebemos novas informações, ideias e habilidades que necessitam ser praticadas”, afirmou.
SOBRE O PALESTRANTE
O filósofo Carlos Faccina é mestre e doutor em Ciências. Foi professor universitário por mais de 25 anos e atualmente é conferencista na área de negócios. Faccina ainda é autor de vários livros e trabalhou por mais de 20 anos na direção de Recursos Humanos e Estratégicos da Nestlé.