A diabetes é a 6ª causa de morte nos Estados Unidos. No entanto, as ações preventivas são altamente eficazes, diminuem o risco cardiovascular, neurológico e de amputações. Se não controlada aumenta de 2 a 4 vezes os riscos de doenças cardíacas. A palestra do cardiologista Jorge Fonseca, deu seqüência ao Encontro sobre Saúde para Clientes e Não-Clientes da Cooperativa, que está sendo realizado, nesta manhã, no auditório Máster do Shopping Sebrae.
O médico mostrou também que a prevenção é a melhor forma de prevenir as complicações da doença. “ O controle rigoroso da glicemia evita o aparecimento das complicações do diabetes como um todo. É a principal ferramenta para o acompanhamento do diabetes e para a prevenção das complicações”, explicou.
Jorge Fonseca mostrou ainda a importância do controle da alimentação, evitando açúcar, doces, bolos, refrigerantes, sorvetes não-dietéticos; do uso de medidas farmacológica, hipoglicemiantes orais e insulina; e da aferição da pressão arterial, para reduzir o risco de complicações cardíacas.