• Início
  • Notícias
  • Pais precisam ficar atentos às brigas entre irmãos provocadas por ciúmes

Notícias

Pais precisam ficar atentos às brigas entre irmãos provocadas por ciúmes

Publicada em 19/05/2009 às 12h24

A chegada de um filho é sempre motivo de muitas alegrias e boas expectativas, mas pode ser também pretexto para crises de ciúmes do filho mais velho. Afinal, para quem era o “rei” da casa e recebia atenção exclusiva dos pais, não é fácil perder espaço para um novo bebê.

Brigas entre irmãos fazem parte do desenvolvimento infantil. Há, no entanto, maneiras de diminuir ou evitar ciúmes, mesmo antes do nascimento do caçula. A gravidez deve ser comunicada à criança o quanto antes, pois é uma forma de incentivá-la a participar de toda a gestação e fazê-la sentir-se útil nesse período. Uma maneira de fazer isso é pedir a opinião dela sobre o enxoval, a cor do quarto e brinquedos, por exemplo.

O excesso de ciúmes pode provocar mudanças no comportamento do filho. Ir ao banheiro sozinho e comer toda a comida que a mãe colocou no prato são exemplos do que, mesmo já tendo aprendido, ele pode deixar de fazer para chamar a atenção. É importante ajudá-lo a perceber que não vai perder o amor dos pais para o irmão. Dê apoio, atenção e carinho.

DICAS IMPORTANTES

• Enquanto o mais novo for bebê e precisar de muitos cuidados, reserve também um tempo do dia para o primogênito. Converse e faça brincadeiras que ele gosta. Mais tarde, os dois poderão brincar juntos;

• Não faça comparações entre eles. Os filhos são diferentes e cada um possui suas próprias características e talentos;

• Invente brincadeiras que façam com que eles trabalhem em equipe. Isso pode ajudá-los a desenvolver mais cumplicidade;

• Fale como é bom ter um irmãozinho, dê exemplos de colegas dele que já têm;

• Não proteja o caçula o tempo todo. É comum os pais pensarem que ele precisa de sua intervenção e acabam exigindo uma atitude mais responsável e tolerante do mais velho. Ambos merecem cuidados e atenção.

(Com informações da Agência de Notícias da Unimed Brasil)