Todo ano é igual: mal chega o verão e a criançada corre para as praias e piscinas, como se esses lugares fossem as únicas opções de diversão nas férias escolares. Se puderem, passariam o dia inteiro de “molho” na água, brincando, pegando “jacaré” ou fazendo competição de mergulho.
E no meio de toda essa diversão, será que eles terão tempo de pensar na proteção da pele? Com certeza não! E é por isso que os especialistas recomendam essa tarefa aos pais, que devem ficar atentos também à quantidade de água e alimentos ingeridos pela criançada.
Segundo os médicos, com o passar do tempo e com a insistência dos adultos em lembrar as crianças da importância de passar protetor solar antes de se expor ao sol, é possível que elas acabem incorporando esse hábito.
Até lá, os pais devem se esforçar para manter a pele dos pequenos protegida, já que o sol que se pega na infância pode influenciar no aparecimento do câncer de pele na vida adulta. É importante lembrar que até os seis meses de idade, não é recomendado utilizar protetores solares.
ATITUDES SIMPLES
Confira, abaixo, algumas dicas importantes que protegerão a pele das crianças durante exposição solar:
- Evite que elas se exponham ao sol por um tempo muito prolongado
- Procure um protetor solar que tenha ação contra os raios UVA e UVB
- Ensine-as a aplicar o protetor nelas mesmas
- Não passe a ideia de que bonito é estar bronzeado
- Estimule os pequenos a usarem também chapéus e camisetas de algodão
- Protetor solar em spray facilita a aplicação. Experimente-os
- Procure produtos especializados na linha infantil e, na dúvida, peça orientação ao pediatra do seu filho e a um dermatologista
- Tenha em mente que o protetor solar deve ser usado mesmo estando embaixo de guarda-sol.
(Com informações da Agência de Notícias da Unimed do Brasil)