“A escola é um dos locais onde mais se contraem as doenças infecto-contagiosas”. O alerta é do alergista e imunologista Roberto Lacerda, médico cooperado da Unimed João Pessoa. Por conta disso, é fundamental a prevenção deste tipo de enfermidade e o meio mais eficaz são as vacinas.
O médico orienta os pais e professores a checarem se a criança tomou todas as vacinas disponíveis gratuitamente nos postos públicos de vacinação. Entre as doenças que podem ser evitadas com esta providência estão catapora, meningite, hepatite e gripe.
Roberto Lacerda explicou que a varicela ou catapora é uma doença altamente contagiosa caracterizada por erupção vesicular (pequenas bolhas na pele) associada a muita coceira e febre. “Esta doença é uma das causas mais comuns de faltas escolares e da ausência dos pais ao trabalho. Ela pode se complicar com superinfecções bacterianas, pneumonia e encefalite”, alertou. O médico disse que a vacina contra a varicela está recomendada a partir de um ano de idade. Mas, apesar disso, não se encontra disponível, rotineiramente, nos postos públicos de vacinação.
Com relação às vacinas contra a meningite meningocócica e as doenças pneumocócicas invasivas (meningite, pneumonia, bacteremia e septicemia), Roberto Lacerda informou que elas são recomendadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria a partir do segundo mês de vida. O médico disse, ainda, que também são recomendas as vacinas contra hepatite, a partir de um ano de idade, e a vacina contra a gripe, após os seis meses de vida.
COLUNA UNIMED SAÚDE
Este assunto está sendo abordado por Roberto Lacerda na edição deste domingo (13) da coluna Unimed Saúde, que é publicada pela Cooperativa nos jornais Correio da Paraíba, O Norte e Jornal da Paraíba.
O texto na íntegra também pode ser acessado aqui pelo portal Unimed JP na seção “Consultório Médico” ou na versão on-line da coluna. Para entrar com a equipe responsável pelo informativo, basta enviar mensagem para [email protected] ou ligar para (83) 2106-0471.