No lugar do refrigerante, um suco. Em vez do doce, que tal uma fruta? Assim pais e educadores podem conquistar o paladar das crianças e garantir uma alimentação ainda mais saudável. O assunto foi tema da palestra realizada, no último sábado (12), no Colégio Polígono. A atividade fez parte do Programa Saúde nas Escolas promovida pela Unimed JP, através da Coordenação de Promoção da Saúde.
No encontro, pais e educadores discutiram a influência da publicidade e propaganda nas refeições de crianças e adolescentes. A ministrante foi a psicóloga Lara Guerra. Segundo ela, os pais precisam alterar a rotina dos filhos e incentivá-los a ingerir mais alimentos compostos por vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos e gordura de boa qualidade. “Só assim conseguiremos evitar problemas futuros como a hipertensão, obesidade, osteoporose, taxas altas de gordura no sangue, doenças do coração e câncer, entre outras doenças degenerativas”, argumentou.
Cerca de 40 pessoas estiveram presentes à palestra, entre elas, o professor Bruno Dantas, de 32 anos. Segundo ele, através da apresentação foi possível conhecer um pouco da realidade dos alimentos consumidos pelas crianças hoje em dia. “Foi bastante interessante e produtivo. Tenho duas filhas em idade escolar que estudam aqui no Polígono e, a partir de agora, irei prestar mais atenção nos lanches que elas andam comendo. Tenho a ciência que elas não se alimentam corretamente. É necessário mudar isso o quanto antes”, comentou.
“É preciso estar sempre atento a alimentação dos nossos filhos, principalmente no que eles andam comendo quando estão na escola, longe dos nossos olhos”, complementou a dona de casa, Ana Cleide de Almeida. Mãe da aluna Helen Almeida, de 7 anos.
ALTERAÇÃO NO CARDÁPIO
A mudança de rotina alimentar deverá ocorrer também na residência da bibliotecária Rosângela Gonçalves. Segundo ela, o cardápio de lanche da sua filha, Flávia Maria, de 10 anos, será substituído aos poucos por alimentos mais saudáveis.
“O refrigerante que ela tanto gosta será substituído por suco de fruta, o sanduíche com pão francês por pães integrais e os salgados pelas frutas. Só assim ela evitará os riscos de doenças quando crescer”, comentou.
FAST FOOD
Durante a palestra, os participantes assistiram o documentário americano “Super Size-Me” (A dieta do palhaço - 2004), que conta a história do cineasta Morgan Spurlock. O filme mostra os efeitos na saúde física e psicológica das pessoas que exploram o consumo dos produtos das indústrias da comida rápida (Fast-Food).
“O filme foi impactante”, comentou a dona de casa, Josefa Salviano de Lacerda. Mãe do aluno Pedro Henrique, de 8 anos, ela diz que o filho adora comer em lanchonetes do tipo fast food, mas essa rotina terá que ser alterada. “Ele sempre pede pra ir nessas lanchonetes, no entanto, após ver o filme vejo os riscos que estamos correndo quando ingerimos esse tipo de alimentação”, disse.
PRÓXIMAS PALESTRAS
A Unimed JP, através da Coordenação de Promoção da Saúde, dará sequência ao Programa Saúde nas Escolas com a realização de mais quatro palestras no Colégio João 23. O tema principal será a prevenção do alcoolismo. As apresentações ocorrerão nos dias 21, 23, 28 e 30, sempre no horário das 10 horas.
O objetivo do Programa Saúde na Escola é transmitir informações sobre hábitos que possam levar a uma vida saudável para crianças, adolescentes, pais e educadores de instituições parceiras.
Qualquer escola contratante da Unimed JP pode solicitar a implementação do Saúde na Escola. A solicitação pode ser feita diretamente através do telefone 2106-0714.
LEIA MAIS