Estimular o diálogo com a família e orientar as crianças e adolescentes sobre os perigos do álcool e de outras drogas. Foi com este objetivo que o Instituto Unimed João Pessoa, com apoio da Polícia Militar da Paraíba, realizou um curso para os pais dos integrantes do Coral Jovem, um dos seus projetos de responsabilidade socioambiental. Nessa terça-feira (9), os participantes receberam o certificado de formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e serão agentes multiplicadores das ações de combate às drogas e à violência em suas comunidades.
Foram trinta participantes do Proerd Pais, realizado pela Polícia Militar durante cinco encontros. Entre outras informações, eles aprenderam a identificar comportamentos relacionados ao uso de drogas ou à prática de atos violentos. Além disso, os policiais reforçaram com os pais a necessidade de estabelecerem um diálogo com os filhos, promovendo uma relação de confiança.
A dona de casa Maria da Conceição, mãe de duas filhas, uma delas integrante do Coral Jovem Instituto Unimed JP, disse que as aulas foram importantes para reforçar os laços de confiança com as meninas. “Converso com elas todos os dias para saber da rotina, das amizades e sempre digo que não é para confiar em todo mundo e se afastar do que não é bom. Foi um curso muito importante para nós e vou ajudar também meus vizinhos”, afirmou.
DIÁLOGO E PARTICIPAÇÃO
O presidente do Instituto Unimed JP, João Modesto Filho, destacou a importância da família conversar com as crianças e jovens sobre diversos temas, incluindo drogas e violência. “É sempre bom que os pais estejam próximos aos filhos, acompanhem o dia a dia deles, porque isso também faz parte da formação cidadã. E os pais também devem dar um bom exemplo em casa”, disse João Modesto.
Para o tenente Ismar Macedo, comandante da Patrulha Proerd, as atividades foram produtivas e os pais participativos nos debates. “O Proerd é um instrumento de prevenção e atuamos tanto com os estudantes quanto com os pais. Durante o curso, nós alertamos para ficarem atentos a alguma mudança de comportamento. Com esse grupo, tivemos uma experiência muito gratificante”, destacou o tenente, que ministrou o curso juntamente com o subcomandante da Patrulha Proerd, sargento Sandres Voney.
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
O Instituto Unimed JP é o braço social da Unimed João Pessoa, o maior plano de saúde da Paraíba, com uma carteira de 171 mil clientes. Os projetos e ações do instituto são estruturados em cinco pilares e têm como foco saúde, cidadania, cultura, esporte, educação, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e voluntariado.
O Coral Jovem integra o Pilar Cultura. O projeto tem como objetivo educar e capacitar crianças e adolescentes através da música. Desde 2007, quando foi criado, já contribuiu para a formação de centenas de jovens e tem sua importância reconhecida pela sociedade.
Além de formação musical, os jovens têm acesso a atendimento médico e psicossocial, e a oficinas e capacitações. Alguns também são inseridos no Programa Jovem Aprendiz da Unimed João Pessoa. Suas famílias recebem, mensalmente, uma cesta básica e participam de diversas ações, como essa que encerrou nesta terça.