• Início
  • Notícias
  • Painel discute importância de investimentos sociais de empresas privadas

Notícias

Painel discute importância de investimentos sociais de empresas privadas

Publicada em 18/09/2008 às 17h41

O 5º Seminário Nacional de Responsabilidade Social das Unimeds reiniciou suas atividades às 14h, com a discussão do tema “Dimensão social: investimento social privado”. O painel, dividido em 4 assuntos, foi coordenado pelo presidente da Unimed JP, Federação Paraíba e Instituto UniGente, Aucélio Melo de Gusmão.

Ana Rosa Soares, oficial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, ministrou o primeiro assunto. Durante a apresentação da palestra “A contribuição das empresas no desenvolvimento de projetos sociais baseados no IDH”, Ana Rosa explicou o conceito de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). “O IDH é um instrumento para medir o nível de qualidade de vida da população de uma localidade. Já os ODMs são compromissos, firmados por praticamente todos os países do mundo na Cúpula do Milênio, patrocinada pela ONU em 2000, e que devem ser atingidos até 2015”, informou. Segundo ela, esses instrumentos facilitam e padronizam as ações sociais em busca do desenvolvimento mundial.

“Os ícones dos ODMs são coloridos e super fáceis de decorar (erradicar a extrema pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; e estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento). Eles podem ser vistos em todos os cantos do Brasil, principalmente aqui na Paraíba, graças ao bom trabalho desempenhado pelo instituto de responsabilidade social da Unimed JP, o UniGente”, comentou.

Na seqüência, Ilda Peliz, presidente da Abrace (Associação Brasileira de Assistência às Famílias de crianças portadoras de câncer e hemopatias) abordou “A importância de parcerias estratégicas para a transformação social”. Durante a apresentação, ela enfatizou a parceria que mantém como o Instituto UniGente. “Há alguns anos, o UniGente mandou um voluntário para Brasília, para ensinar a arte do mosaico aos nossos pacientes. Hoje, o projeto é desenvolvido com sucesso na Abrace”.

O terceiro assunto do painel foi ministrado pelo coordenador nacional do Movimento de Reintegração das pessoas atingidas pela Hanseníase (MORHAN), Artur Custódio. Abordando o tema “Evolução da parceria Unimed e MORHAN”, ele apresentou as ações realizadas em todo o Brasil em prol da extinção dos casos da doença. “Iniciamos o trabalho na década de 80, muito devagar. Mas, hoje, contamos com o apoio de 100 voluntários e a parceria importantíssima da Unimed”, contou.

Essa parceria, segundo ele, já rendeu bons frutos. “Graças às nossas ações conjuntas, fomos a única organização brasileira a ganhar um prêmio da Organização Mundial de Saúde”, comentou.

O último momento do painel foi ministrado pela supervisora do Instituto UniGente, Núbia Gonçalves, que discutiu o tema “Iniciativa Social Unimed e o desenvolvimento sustentável local”. Núbia citou alguns projetos desenvolvidos pelo UniGente e enfatizou a importância de parcerias para potencializar resultados. “As rampas de acesso espalhadas por João Pessoa e o Coral Jovem UniGente, que vocês puderam conferir ontem, só existem por causa da boa vontade de várias pessoas e empresas”.

Por fim, os Jovens Aprendizes da Unimed JP (um dos projetos do UniGente), distribuíram produtos confeccionados pelos integrantes do Projeto Mosaico. “Só assim conseguiremos gerar renda e afastá-los do risco social em que viviam”, concluiu.

A programação do dia será concluída com o painel “Imprensa e Responsabilidade Social”, que terá como mediador Carlos Thompson, da Casa da Notícia, empresa que presta assessoria de imprensa para a Unimed Brasil. O crítico de cinema e jornalista da Folha de São Paulo, Sérgio Rizzo; a editora regional das TVs Cabo Branco e Paraíba; o diretor de jornalismo dos Associados Paraíba, Luiz Carlos de Sousa; e a diretora de jornalismo do Sistema Correio, Lena Guimarães, serão os debatedores.