Publicada em 27/01/2005 às 11h44
Os dois pacientes submetidos aos transplantes de fígado e de coração nesta quarta-feira (26) apresentam uma boa recuperação. Os procedimentos foram realizados no Hospital Unimed JP, respectivamente, pelos cirurgiões Cássio Virgílio C. de Oliveira e Maurílio Onofre Deininger.
O paciente J.U., 47 anos, receptor do fígado vai receber alta da UTI Pós-Operatório para um apartamento do Hospital Unimed JP amanhã. O cirurgião Cássio Virgílio contou que hoje ele já se alimentou por via oral, está se comunicando normalmente e recebeu visita da família. "O paciente está muito bem. Só não recebeu alta da UTI hoje porque achamos melhor, por uma questão de segurança, aguardar mais um dia", explicou. Antes do transplante, o quadro de J.U. era considerado gravíssimo. Ele sofria de cirrose hepática e corria um risco de 50% de morrer em três meses caso não tivesse se submetido ao procedimento.
O receptor do coração foi C.G., de 62 anos. Ele apresenta um quadro estável e já respira sem a ajuda de aparelhos. Segundo o boletim médico, a cirurgia ocorreu sem intercorrências, mas ainda não há previsão de alta da UTI Coronariana. C.G. sofria de miocardiopatia dilatada, doença que ataca o músculo cardíaco.
Novos transplantes
A imprensa chegou a especular que hoje seriam realizados novos transplantes de coração e de fígado no Hospital Unimed JP. Os órgãos seriam doados pelo estudante José Carlos Linhares Araújo, 19 anos, que morreu na quarta (26) no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. As equipes de transplantes Hepático e de Coração do Hospital Unimed JP esclarecem que a informação não procede.