Publicada em 15/02/2005 às 14h04
Os pacientes submetidos a transplantes (dois hepáticos e um cardíaco) no Hospital Unimed João Pessoa, no final de semana passado, apresentam boa recuperação. Um dos transplantados de fígado tem alta prevista para amanhã, mas os outros dois pacientes devem permanecer mais alguns dias nas UTIs Pós-Operatório e do Coração.
A previsão de alta da UTI Pós-Operatório para um apartamento do Hospital Unimed JP é de Joacir Pimenta, de 46 anos. Ele recebeu um fígado novo, no domingo 13. Já o veterinário Renato de Sá Sarmento, que passou pelo mesmo procedimento no sábado, deve permanecer, pelo menos, mais 72 horas na UTI Pós-Operatório.
A senhora Íris Vasconcelos de Cassiano, submetida ao transplante cardíaco, deve ficar até o final de semana internada na UTI do Coração. O cirurgião Maurílio Onofre Deininger, chefe da equipe de transplante cardíaco do Hospital Unimed JP, explicou que este tipo de procedimento exige um maior tempo na UTI. Ele informou, no entanto, que a paciente respira sem a ajuda de aparelhos, está consciente e recebe visita de familiares.
Com mais estes três procedimentos, subiu para nove o número de transplantes hepáticos realizados no Hospital Unimed JP e para quatro os cardíacos. A instituição é a única da Paraíba autorizada pelo Ministério da Saúde a realizar estes procedimentos. O primeiro transplante cardíaco foi realizado no dia 23 de maio de 2004 e o de fígado, em 21 de junho do mesmo ano.