• Início
  • Notícias
  • Paciente transplantado sai de UTI e é transferido para apartamento

Notícias

Paciente transplantado sai de UTI e é transferido para apartamento

Publicada em 07/10/2016 às 15h

Hospital Alberto Urquiza Wanderley é referência em alta complexidade Hospital Alberto Urquiza Wanderley é referência em alta complexidade

Seis dias depois de realizar um transplante de fígado no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, o agricultor J.R.S, de 31 anos, deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na manhã desta sexta-feira (7). Ele continuará no Hospital, mas a recuperação agora será feita no apartamento.

A previsão é de que o paciente receba alta dentro de três ou quatro dias. O agricultor foi submetido a um transplante de fígado, porque tinha Colangite Esclerosante, uma doença rara no órgão.

O cirurgião do aparelho digestivo Cássio Virgílio de Oliveira, que chefiou a equipe médica responsável pelo transplante, disse que a recuperação do paciente superou as expectativas. "O paciente já está no quarto e esperançoso com a nova vida que terá ao lado dos familiares, após o transplante de fígado. Hoje, ele fará a primeira refeição ao lado da família", ressaltou o médico.

O quadro clínico do paciente é  considerado bom pela equipe médica. "Foi uma cirurgia bem-sucedida. O fígado já está com 80% de suas funções", afirmou o cirurgião Cássio Virgílio.

PERFIL DE ALTA COMPLEXIDADE

O transplante de fígado do domingo passado (2) foi o segundo do ano e 67º  realizado no Hospital Alberto Urquiza Wanderley. O primeiro procedimento ocorreu no dia 8 de julho de 2004. O Hospital, que integra os serviços próprios da Unimed João Pessoa, é referência em procedimento de alta complexidade e o único da Paraíba credenciado junto ao Ministério da Saúde para realizar esse tipo de transplante.