Publicada em 10/02/2005 às 12h02
O paciente Cláudio Góis, 42 anos, receptor de um novo coração, deixou o Hospital Unimed JP na manhã desta quinta-feira, 10, acompanhado de sua família. O boletim médico diz que ele está passando muito bem e que sua recuperação após o transplante ocorreu sem problemas.
A partir de agora, Cláudio Góis poderá ter uma vida absolutamente normal, mas precisa tomar alguns cuidados necessários, tais como a administração de medicamentos imunossupressores, para controlar os riscos de rejeição ao órgão, e visitas periódicas para acompanhamento médico. O paciente tinha miocardiopatia dilatada, doença que ataca o músculo cardíaco.
José Urbano Leal Neto, 47 anos, deixou o Hospital no último dia 3. Receptor de um fígado, José Urbano apresentava um quadro gravíssimo antes do transplante. Ele sofria de cirrose hepática e corria um risco de 50% de morrer em três meses caso não tivesse se submetido ao procedimento. O paciente reside no Piauí e veio para a Paraíba apenas para realizar o procedimento.
Os transplantes de fígado e coração foram realizados simultaneamente no Hospital Unimed JP, respectivamente, pelos cirurgiões Cássio Virgílio Oliveira e Maurílio Onofre Deininger. Os procedimentos aconteceram no dia 26 de janeiro.