Entre as providências que o paciente deve adotar antes de se submeter a uma cirurgia eletiva de grande complexidade, uma delas deve ser colocada na lista de prioridades: a reserva de sangue. A Agência Transfusional do Hospital Unimed JP alerta que muitas pessoas desconhecem a importância desta reserva - ou simplesmente esquecem de fazê-la -, o que pode causar correria caso seja necessária uma transfusão sangüínea durante o procedimento.
No Hospital Unimed JP, a orientação é que a reserva seja feita com uma antecedência de 48 horas na Agência Transfusional. A quantidade de sangue varia de acordo com o procedimento.
Além de garantir a disponibilidade de sangue para uma urgência, fazer a reserva possibilita a realização de testes iniciais antecipadamente. Entre as cirurgias de grande complexidade estão as cardíacas, as neurológicas e os transplantes.
PAPEL DO MÉDICO
A equipe da Agência Transfusional do Hospital Unimed JP lembra aos cooperados que eles devem orientar os clientes a fazer a reserva. Esta providência irá facilitar o trabalho do próprio médico, que, no momento da cirurgia, contará com todo o sangue que precisar.
Também é importante que a solicitação da reserva seja feita em guia padronizada do convênio do cliente ou receituário médico. Outro método não pode ser aceito.
Para mais informações, entrar em contato com a Agência Transfusional do Hospital Unimed JP. O telefone é (83) 2106-0242.