• Início
  • Notícias
  • Paciente de longa permanência em UTI participa de ações de humanização

Notícias

Paciente de longa permanência em UTI participa de ações de humanização

Publicada em 11/08/2015 às 07h

Humanização leva bem-estar aos pacientes internados em Unidade de Terapia Humanização leva bem-estar aos pacientes internados em Unidade de Terapia

Dar mais qualidade de vida aos pacientes que precisam estar internados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com esta finalidade, os profissionais da equipe multidisciplinar do Hospital Alberto Urquiza Wanderley desenvolvem várias ações de humanização com seus pacientes. Dependendo da avaliação feita pela equipe, o paciente poderá - inclusive - "passear" no hospital.

A equipe da UTI Clínica, unidade cujos pacientes têm perfil de longa internação, desenvolve algumas práticas de humanização, visando o maior conforto físico e emocional dos pacientes. Para participar de qualquer uma destas práticas, os pacientes passam por uma avaliação de toda a equipe - que inclui médicos, fisioterapeuta, enfermeiro, assistente social e fonoaudiólogo. Caso tenha condições clínicas e psicológicas, as ações são desenvolvidas.

O objetivo da equipe é que estes pacientes, que já enfrentam a doença e a internação, possam ter momentos mais agradáveis. Além do "passeio", há a flexibilização da visita, que pode estender o período de visita (que é restrito em uma UTI) para que o paciente possa estar um pouco mais com a família, desfrutando do carinho e afeição. "Temos também a permanência do familiar na unidade, propiciando momentos mais agradáveis ao paciente", disse o coordenador médico da UTI Clínica, Sérgio Luz.

A deambulação precoce do paciente - como é chamado o "passeio" pelo Hospital - é um dos momentos mais emocionantes deste processo de humanização durante a internação. É que o paciente, mesmo precisando dos cuidados e aparelhos de uma UTI, é levado pela equipe para uma volta pelo hospital. Em uma cadeira onde são acoplados medicamentos e equipamentos, o paciente pode - por alguns minutos- ir ao belvedere do hospital, tomar um pouco de sol e ver a paisagem. Para os religiosos, este passeio poderá se estender para a capela do hospital.

Antes de receber o aval para a saída momentânea da UTI, o paciente passa por uma avaliação da equipe, que verifica se ele está estável e se tem condições clínicas para isso. Durante todo o trajeto, o paciente é acompanhado pela equipe e fica o tempo todo ligado aos equipamentos e medicamentos de que necessita.

Essas ações têm impacto positivo na recuperação do paciente e também no seu bem-estar emocional. "Esse trabalho de deambulação precoce já é feito em hospitais fora do Estado. Mas, estamos de forma pioneira implantando na Paraíba. Somos um hospital Acreditado e nosso objetivo é a busca na diferenciação do atendimento humanizado, de qualidade e com segurança", disse Sérgio Luz.