O Pronto Atendimento só deve ser procurado nos casos em que as condições de saúde impliquem em risco de morte ou sofrimento, exigindo atendimento médico imediato.
A questão é que muita gente não segue essa recomendação. E quando alguém procura o PA para casos que não se enquadram em urgência ou emergência pode retardar, por alguns momentos, o atendimento de alguém que, realmente, precise de cuidados imediatos.
Mas será que as pessoas sabem disso? Em recente enquete realizada no Portal Unimed JP, de 1 a 30 de julho, os internautas responderam a pergunta \"Você sabe em que situações deve procurar o Pronto Atendimento (PA) de um hospital?\".
A maioria, com 71% dos votos, marcou a opção \"Somente em casos de urgência e emergência\". 20% dos internautas ficou com a opção \"Sempre que precisar de um médico\". 6 % dos internautas marcaram \"Vou para onde for mais fácil conseguir vaga: PA ou consultório médico. Apenas 3% das pessoas assinalaram a opção \"Não consigo saber, exatamente, quando devo procurar um PA\".
PERGUNTA ATUAL
A enquete atual do Portal Unimed JP está relacionada a lazer. Os internautas podem participar respondendo à pergunta \"Você pratica alguma atividade de lazer?\"
As opções são: \"Sim, frequentemente\"; \"Sim, às vezes\"; \"Não, pois não tenho tempo\"; \"Não, pois não acho importante\". A enquete fica na página inicial do Portal, no lado direito inferior da página.