É fácil perceber nas academias pessoas cometendo excessos diários nos aparelhos de musculação e até mesmo nos exercícios aeróbicos. Muitas vezes, mesmo sob orientação de um professor de educação física, o aluno acha que pode mais, se sente seguro e aumento o peso das anilhas ou resolve aumentar a carga com caneleiras envolvendo abdômen, pernas ou braços. No entanto, esses exageros podem fazer mal a saúde.
De acordo com ortopedista, traumatologista e especialista em patologias do joelho, Ruy Gouveia Filho, é cada vez mais comum a ocorrência de queixas nos consultórios sobre a queda do desempenho físico, do exercício que não faz efeito, insônia, alteração no apetite, dores musculares e articulares, ansiedade, irritabilidade, aumento da pressão arterial e até “amenorreia” (ausência de menstruação).
“Nesses casos, estamos diante da Síndrome do Excesso de Atividade Física, provocando lesões não apenas nos músculos, ossos e articulações, mas também afetando o equilíbrio geral do corpo”, explica o médico em trecho de artigo publicado na seção Consultório Médico aqui do Portal Unimed JP.
Mais conhecida como “overtraining”, a Síndrome do Excesso de Atividade Física é um estágio atingido após uma sequência de exercícios realizados de forma ininterrupta ou exagerada. Segundo o médico, o organismo precisa de repouso para recuperar-se após uma sessão de treinamento intenso, mas, como ele é altamente adaptativo, quando se exagera apenas algumas vezes e não se preocupa com o devido descanso, ele ainda consegue compensar este exagero durante certo período.
ARTIGO
Para saber um pouco mais sobre “overtraining” e conferir dicas de como obter o máximo de precisão nos exercícios físicos, clique aqui e acesse o artigo “Síndrome do Excesso de Atividade Física” do ortopedista Ruy Gouveia Filho, na seção Consultório Médico.
O espaço reproduz semanalmente os artigos produzidos pelos Cooperados da Unimed João Pessoa para a Coluna Unimed Saúde, publicada aos domingos nos Jornais Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba.
A seção é atualizada semanalmente pelo Núcleo de Assessoria de Imprensa da Unimed JP. O espaço oferece informações seguras e de interesse da população, sempre sobre temas envolvendo saúde e qualidade de vida.