Ao marcar uma consulta médica, a pessoa firma um compromisso com a saúde e o bem-estar dela ou de alguém de sua família. Por isso, é importante não faltar ao encontro.
Algumas orientações são importantes para evitar a perda desnecessária da consulta médica e o desgaste de ter que encontrar uma nova data disponível para marcar outra.
Primeiro de tudo, é preciso avaliar se realmente será possível comparecer à consulta no dia e horário marcados. Caso surja algum compromisso inadiável, não se preocupe. Ligue para o consultório médico, de preferência um dia antes, avise sobre o adiamento da consulta e marque uma nova data.
Avaliado tudo isso e com a consulta marcada, agora é procurar garantir que o compromisso não será esquecido. Colocar na agenda, ou afixar recados na porta da geladeira, programar no celular. Esses são alguns dos instrumentos que podem ser essenciais para não esquecer a data e horário da consulta.
Se estiver tudo certo e você realmente puder comparecer, confirme a sua presença com a secretária. Assim, ficará mais fácil para você se lembrar do seu compromisso. Você também pode programar seu celular para despertar uma hora antes da consulta, ou, se estiver no trabalho, pode colocar um lembrete na tela do computador.
Esse procedimento ajudará o médico a organizar melhor os seus horários de consultas e contribuirá para uma maior agilidade no atendimento de outros pacientes.
RECOMENDAÇÕES
Dicas para você não perder sua consulta:
- Ao marcar a sua consulta, não esqueça de fornecer seus telefones para um eventual contato da atendente;
- Caso o horário não seja conveniente para você, verifique se há outro horário de sua preferência;
- Anote o dia, a hora, o nome do médico, a especialidade e o telefone do consultório. Deixe essas informações em um lugar visível, assim você não vai esquecer sua consulta!
- Para você chegar com facilidade e no horário marcado procure saber onde o consultório está localizado;
- Ocorrendo algum imprevisto, desmarque sua consulta com antecedência, deixando o seu horário disponível.
Com informações da Unimed do Brasil