• Início
  • Notícias
  • Organização de trabalho para uma distribuição de renda mais justa

Notícias

Organização de trabalho para uma distribuição de renda mais justa

Publicada em 01/07/2016 às 07h

Organização de trabalho para uma distribuição de renda mais justa

Neste sábado (2) é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. Você sabia que a Unimed João Pessoa é uma cooperativa? Pois é, além de oferecer a maior cobertura de assistência à saúde suplementar da Paraíba, a empresa se destaca dos demais concorrentes por seguir os princípios da participação democrática, solidariedade, independência, equilíbrio e autonomia financeira.

As cooperativas são empresas a serviço de seus membros, mas que extrapolam o conceito empresarial comum. Além de donos, seus associados são também clientes, permitindo que os resultados possam ser econômicos, sociais e educacionais, agregando qualidade de vida, renda, entre outros de acordo com os segmentos da mesma. Nos últimos anos, o cooperativismo tem se mostrado como uma organização de trabalho viável e promissora para uma distribuição de renda mais justa.

O sistema tem demonstrado significativa importância para a inclusão social no mundo. Estudos recentes mostram que, somando os empregos diretos e indiretos, as cooperativas geram 250 milhões de postos de trabalho ao redor do mundo. Só no Brasil, segundo dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), são mais de 6,5 mil cooperativas em atividade, totalizando 12,7 milhões de cooperados.

EXEMPLO DE SUCESSO

O Sistema Unimed, que além de ser a maior rede de assistência médica do Brasil, é também, a maior experiência cooperativista, na área de saúde, em todo o mundo. O Sistema nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP) pelo médico Edmundo Castilho, em 1967, e hoje é composto por 349 cooperativas médicas, que prestam assistência para mais de 19 milhões de beneficiário em todo País.

Na Paraíba, a Unimed João Pessoa é líder de mercado e há 44 anos e segue os ideais cooperativistas iniciados por seu fundador, o médico Alberto Urquiza Wanderley, que em 16 de dezembro de 1971, ao lado de um grupo de 106 médicos, iniciaram a Cooperativa com a finalidade de garantir uma assistência de qualidade à população e proporcionar trabalho digno para a categoria.

De lá para cá, a empresa cresceu, conquistou o primeiro lugar no mercado de planos de saúde da Paraíba. Hoje, a Cooperativa oferece a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. Atualmente, conta com mais de 1,6 mil cooperados, nas mais diversas especialidades médicas.