A próxima edição do Relatório de Desenvolvimento Humano do Brasil, produzido pela Organização das Nações Unidas (ONU), deverá ter uma aplicação ainda maior. Desta vez, em uma iniciativa pioneira no mundo, estão sendo realizadas audiências públicas em diferentes regiões do País para ouvir da população quais os problemas que mais afetam o seu dia-a-dia. A partir das discussões, será definido o tema do documento. “Queremos fazer um relatório que gere informações úteis para você e soluções para o nosso País”, afirma a equipe responsável pelo documento.
A audiência de João Pessoa será realizada das 14h às 18h desta segunda-feira (15), no auditório master do Sebrae. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Instituto UniGente, responsáveis pela organização, estão convidando autoridades de instituições públicas e privadas e representantes dos mais diversos segmentos sociais para participarem do debate.
O PNUD será representado na audiência pelo coordenador nacional do Relatório de Desenvolvimento Humano, Flávio Comim. O evento deverá contar com a participação de prefeitos, vereadores, líderes comunitários, presidentes de ONGs, representantes do comércio, empresários, profissionais da área da educação, entre outros. A idéia é ter diferentes visões sobre os problemas enfrentados pelos paraibanos.
VIDA FELIZ E PLENA
O que é necessário para que os brasileiros tenham uma vida feliz e plena? Esta será a questão que norteará as discussões na audiência pública. A partir da opinião dos participantes, será definido o tema do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano. “Somente através da participação das pessoas é que podemos ter conhecimento dos problemas que, realmente, afetam a vida de todos no País e estimular a busca de soluções para esses problemas”, afirma.
Para o PNUD, o desenvolvimento humano não se resume ao conceito de recursos materiais. “O desenvolvimento humano é promovido quando as pessoas podem levar vidas felizes e produtivas, nas quais elas tenham as capacidades e oportunidades para ser aquilo que desejam”, explica a equipe do relatório. “Uma vida com desenvolvimento humano é uma vida sem discriminações, sem opressões, onde as pessoas possam ter a liberdade de escolha de suas opções de vida como também acessos aos meios para concretizar essas opções”, afirma.
O novo Relatório de Desenvolvimento Humano do Brasil está programado para ser publicado no início de 2010. A audiência pública de João Pessoa conta com o apoio do Sebrae-PB, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ministério Público da Paraíba (MP-PB) e empresa São Braz.