Publicada em 19/05/2006 às 11h08
O final de semana será de alerta sobre a Hepatite C, doença considerada, atualmente, um problema de saúde pública mundial. Em João Pessoa, a ONG Confiantes no Futuro - Grupo de Apoio a Portadores de Hepatite e Transplantados de Fígado, em parceria com a Secretaria da Saúde da Capital, vai promover ações no sábado e no domingo.
Neste sábado (20), a ação ocorrerá no Parque Solon de Lucena, no Centro da cidade. No local, será instalado um balcão de informações a partir das 8 horas e realizados testes anti-HCV.
Domingo (21), quando é comemorado o Dia Internacional de Hepatite C, a ONG vai realizar uma panfletagem no período da manhã no Busto de Tamandaré, na divisa entre as praias de Tambaú e Cabo Branco. "A população necessita ser informada dos meios de prevenção, detecção e tratamento desta doença", disse o presidente da ONG, Waldir Pedrosa Dias de Amorim, gastroenterologista cooperado da Unimed JP.
SAIBA MAIS
Conhecida popularmente como amarelão e derrame de bile, Hepatite C é a inflamação do fígado causada pela infecção pelo vírus HCV, transmitido através do contato com sangue contaminado. Essa inflamação ocorre na maioria das pessoas que adquire o vírus e, dependendo da intensidade e tempo de duração, pode levar a cirrose e câncer do fígado.
Estima-se que cerca de 3% da população mundial, 170 milhões de pessoas, sejam portadores de hepatite C crônica. É atualmente a principal causa de transplante hepático em países desenvolvidos e responsável por 60% das hepatopatias crônicas. No Brasil, em doadores de sangue, a incidência da hepatite C é de cerca de 1,2%, com diferenças regionais.