• Início
  • Notícias
  • OMS faz campanha para proibir uso do fumo em ambientes fechados

Notícias

OMS faz campanha para proibir uso do fumo em ambientes fechados

Publicada em 30/05/2007 às 15h

Os números que envolvem o tabagismo são sempre grandiosos e, proporcionalmente, preocupantes. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o tabaco mata cinco milhões de pessoas ao ano e é a principal causa de mortalidade evitável no planeta.

Os males causados pelo fumo atingem até mesmo quem não tem nada a ver com o vício: os fumantes passivos, particularmente as crianças. A OMS alerta que metade das crianças de todo o mundo é exposta à fumaça do cigarro

O tabagismo passivo causa cardiopatias e graves doenças respiratórias e cardiovasculares suscetíveis de provocar a morte prematura entre adultos. Nas crianças, também causa doenças e agrava afecções já existentes, como a asma.

Segundo pesquisa realizada pela OMS, em colaboração com outras organizações, entre estudantes de 13 a 15 anos de 132 países, 43,9% dos entrevistados estavam expostos à fumaça do tabaco em suas casas. Já 55,8% eram expostos ao problema nos lugares públicos.

ALERTA NO PLANETA

Para barrar o crescimento dos males do cigarro entre os fumantes passivos, a OMS decidiu trabalhar o tema nesta quinta-feira (31), Dia Mundial sem Tabaco. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza até amanhã (31) uma consulta pública em relação às "salas para fumar".

Pela proposta, todo estabelecimento público fechado que quiser manter uma área para fumantes deverá ter salas exclusivas para o uso de cigarros, charutos e outros derivados do tabaco. Os requisitos das salas incluem um sistema de climatização específico, para evitar a contaminação de outros ambientes, além de uma área de pelo menos 1,2m² por fumante. O acesso a esses recintos será proibido para menores de 18 anos.

Atualmente, de acordo com a Lei nº 9.294, de 1996, é proibido fumar em qualquer recinto coletivo, salvo em áreas destinadas para esse fim, devidamente isoladas e com arejamento conveniente. A legislação também proíbe o uso de fumígeros em repartições públicas, hospitais, postos de saúde, salas de aula, locais de trabalho, salas de teatro e de cinema.

As sugestões à proposta das salas exclusivas para o fumo podem ser enviadas pelo site da Anvisa (www.anvisa.gov.br) ou pelo e-mail [email protected], com a designação do assunto "salas exclusivas para fumar".

AÇÃO NA UNIMED JP

Na Paraíba, a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) firmou parcerias para alertar sobre os riscos do tabagismo no Dia Mundial sem Tabaco. Uma delas foi feita com o instituto de responsabilidade social UniGente e com a Secretaria de Promoção da Saúde da Unimed JP que, nesta quinta-feira (31), realizarão um momento de conscientização no hall da recepção principal da sede da Cooperativa.

O mascote do instituto estará presente distribuindo adesivos em prol da campanha de combate ao fumo em ambientes fechados para clientes e funcionários. Além disso, serão fixados cartazes na sede e no Hospital Unimed JP.

Ontem (29), o diretor-geral da Agevisa, Jorge Alberto Molina Rodriguez, esteve na Unimed JP discutindo detalhes da ação. Ele entregou o material da campanha - adesivos, camisas e banners – ao UniGente e à Secretaria de Promoção da Saúde.