• Início
  • Notícias
  • OMS estima que há cerca de 150 milhões de asmáticos em todo o mundo

Notícias

OMS estima que há cerca de 150 milhões de asmáticos em todo o mundo

Publicada em 30/04/2009 às 16h34

A Organização Mundial de Saúde, por sua vez, estima que há cerca de 150 milhões de asmáticos em todo o planeta, e ocorrem 180 mil mortes por ano decorrentes da doença. No Brasil, de acordo com o Estudo Internacional de Asma e Alergia na Infância (Isaac), entre 20% e 30% das crianças e adolescentes de grandes cidades brasileiras apresentam sintomas indicativos da asma.

Além do estimável sofrimento individual e familiar que provoca, a asma resulta em gigantesco custo direto e indireto, com visitas a pronto-socorro, consultas médicas, medicamentos, faltas ao trabalho e à escola.

A asma é uma doença respiratória que atinge pessoas de todas as idades, inclusive as crianças. No inverno, as doenças respiratórias chegam com mais força, e a asma é uma das principais causas de consulta nos serviços de emergência. Além disso, é uma doença desencadeada, na maioria das vezes, por ácaros, fungos, pólen, pêlo de animais e fumaça e pode se manifestar desde a infância até a terceira idade.

Entre os sintomas mais comuns destaca-se o chiado, a tosse e falta de ar que dificultam, por exemplo, a atividade adequada do dia-a-dia das crianças. Quando a crise passa, o indivíduo portador de asma não tem sintomas e pode retornar às atividades normais.

CAMPANHA

Diversas ações serão realizadas esta semana no País para orientar a população sobre a prevenção e o tratamento de alergias e da asma. A iniciativa é da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai) e faz parte da programação do Dia Nacional de Prevenção à Alergia e do Dia Mundial de Combate à Asma, comemorados quinta-feira, dia 7. Na Capital, a Asbai-PB programou algumas ações. Entre elas, a distribuição de folders educativos nos Shoppings Manaíra e Tambiá.