• Início
  • Notícias
  • OMS alerta que a obesidade mata 2,8 milhões de pessoas por ano

Notícias

OMS alerta que a obesidade mata 2,8 milhões de pessoas por ano

Publicada em 11/10/2012 às 07h

Em paz com a balança: reeducação alimentar e atividades físicas ajudam a perder peso Em paz com a balança: reeducação alimentar e atividades físicas ajudam a perder peso

A obesidade é a causa de morte de 2,8 milhões de pessoas por ano no mundo. A informação está no relatório \"Estatísticas Mundiais de Saúde 2012\", divulgado em maio deste ano pela Organização Mundial da Saúde. De acordo com o diretor do Departamento de Estatísticas da OMS, Ties Boerma, 12% da população, atualmente, é considerada obesa.

O relatório aponta que o continente com maior incidência do problema é o americano, onde 26% dos adultos são obesos. Já o Sudeste Asiático está no extremo oposto. Lá, apenas 3% dos adultos têm obesidade.

Com base em dados de 194 países, o Departamento de Estatísticas da OMS afirma que em todas as regiões do mundo a obesidade duplicou entre 1980 e 2008.

No Brasil, dados do Ministério da Saúde, de 2011, mostram que 48,5% dos brasileiros podem ser considerados com sobrepeso e 15,8% estão obesos.

A obesidade, que é considerada a epidemia do século XXI, está relacionada ao aumento de doenças como diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares que, juntas, respondem por dois terços das mortes no mundo.

ORIENTAÇÕES

Atualmente algumas estratégias são usadas na perda de peso. Entre elas, estão a reeducação alimentar e a prática regular de atividade física. Confira abaixo dicas para reeducação alimentar:

- Procure realizar de 5 a 6 refeições ao dia, em pequenos volumes.

- Mastigue bem os alimentos e realize suas refeições em locais tranquilos, o que favorece o processo de digestão.

- Não fique mais de 3 horas sem se alimentar. Estabeleça horários regulares para realizar suas refeições.

- Consuma variedades de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos.

- Inicie as principais refeições pelo consumo de saladas de hortaliças, pois são fontes de fibras que promovem saciedade.

- Beba bastante líquido na forma de água, chás e sucos naturais. Os sucos industrializados devem ser evitados já que contêm corantes, conservantes, aromatizantes e açúcares.

- Substitua os cereais refinados por cereais integrais, como arroz integral, massas integrais, biscoitos integrais e pão integral. Eles são fontes de fibras, vitaminas e minerais.

- Evite frituras e alimentos gordurosos. Prefira as preparações cozidas, assadas, grelhadas ou refogadas.

- Evite guloseimas, doces, refrigerantes, alimentos enlatados, embutidos e outros produtos industrializados.

- Inclua quinua e amaranto na dieta. Estes cereais integrais são fontes de triptofano, que aumenta a produção de serotonina, um neurotransmissor que diminui a compulsão alimentar. Outras fontes de triptofano são banana, damasco e açaí.

- Utilize adoçantes com moderação, pois o consumo excessivo ativa os receptores de glicose no intestino, o que aumenta a glicemia e o acúmulo de gordura no tecido adiposo.

- A prática regular e orientada de atividade física é fundamental, pois aumenta a queima de calorias. Opte por uma atividade física que lhe agrade. Caminhada, andar de bicicleta e nadar são excelentes opções.

Com informações do site da Abeso e do Zero Hora