• Início
  • Notícias
  • OMS alerta que 100 mil jovens começam a fumar a cada dia no mundo

Notícias

OMS alerta que 100 mil jovens começam a fumar a cada dia no mundo

Publicada em 29/05/2011 às 00h

OMS alerta que 100 mil jovens começam a fumar a cada dia no mundo

A cada dia, 100 mil jovens no mundo começam a fumar. O alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que afirma que alguns desses jovens têm menos de 10 anos.

Segundo dados do último “Inquérito Mundial sobre Tabagismo nos Jovens!”, metade das crianças no mundo são expostas involuntariamente aos efeitos nocivos do cigarro, tanto na própria casa (46.8%) como fora dela (47.8%),

O cigarro tem cerca de 4.700 substâncias tóxicas. A maioria delas é cancerígena e tem alto poder de dependência. A informação é preocupante, ainda mais quando 90% dos consumidores estão na faixa etária de 12 a 19 anos.

Para alertar as pessoas sobre os malefícios causados pelo consumo do cigarro, a Unimed João Pessoa, a Associação Médica da Paraíba (AMPB) e a Sociedade de Pneumologia da Paraíba estão organizando uma programação especial para a próxima terça-feira, 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco.

Na sede da Cooperativa, a Coordenação de Promoção da Saúde disponibilizará um estande com profissionais para prestar esclarecimentos sobre as consequências do cigarro e os benefícios à saúde das pessoas que abandonam o vício. Na ocasião, serão distribuídos panfletos e folders educativos.

Nesta mesma data, a Unimed JP também estará participando de ações de Promoção da Saúde que serão realizadas na agência do Banco do Brasil, na Avenida Epitácio Pessoa, e no Shopping Tambiá, onde serão feitos testes de capacidade respiratória (espirometria) em fumantes ativos e passivos e ex-fumantes.

A ação conta com o apoio das secretarias municipal e estadual de Saúde e outras instituições, como Banco do Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa).

Na Unimed JP, as ações relacionadas ao Dia Mundial sem Tabaco estão vinculadas à política de responsabilidade social da Cooperativa, que tem a frente o instituto UniGente.