Como conquistar e manter clientes em um mercado cada vez mais competitivo? A pergunta permeou uma série de debates e reflexões entre os participantes da oficina “Conquistar e manter clientes”, coordenada pelo secretário de Comunicação e Desenvolvimento da Unimed JP, Walter Dantas. Esta foi a última atividade do 8º Simpósio Paraibano de Cooperativismo Médico.
Em princípio, os participantes foram divididos em seis grupos de 12 pessoas, aproximadamente. Cada equipe recebeu uma questão para discutir entre os membros, baseada nos focos principais do debate, que foram: vendas, evasão e relacionamento com o cliente. Durante a discussão, cada grupo elegeu um líder, que posteriormente compartilhou o pensamento da equipe em uma mesa-redonda.
Nesse momento, um dos grupos defendeu a idéia de que é pior perder um bom cliente do que ganhar um novo, já que não se sabe como é esse cliente recém ingresso, mas que não se pode deixar de lado a conquista de um novo cliente. Um outro grupo definiu o que seria o perfil de um bom cliente. Uma equipe ficou responsável por refletir sobre o que fazer para surpreender o cliente; outra se preocupou com evasão; e a última com vendas.
Ao final da exposição dos líderes, o secretário Walter Dantas fez uma série de novos questionamentos para reforçar o que foi discutido entre os grupos. Entre outros pontos, o ministrante perguntou o que fazer para manter o bom cliente, se existe diferença entre uma política de atendimento ao cliente e de relacionamento com ele e o que fazer para enfrentar o problema da evasão.
Walter Dantas finalizou a oficina fazendo menção a uma reflexão do presidente da Unimed Brasil, Celso Barros, citada na palestra de abertura do Simpósio. “Ou nós temos a capacidade de reinventar uma série de processos e conceitos dentro da Cooperativa ou estamos fadados a acabar como o caso de algumas grandes empresas, como a Varig”, disse.